Notícias

“Tempo livre utilizado para o convívio”

Einstimmig erfolgten die Wahlen zum Vorstand. Besonders begrüßte Reiner Wellmann Lisete Perreira und Alcida Goulart aus der Partnerstadt Leiria, die sich bei den Abstimmungen natürlich enthielten.

A associação de geminação de cidades recorda um ano movimentado

Rheine. A assembleia geral anual da associação de geminação da cidade começou com um animado programa musical no fim-de-semana, no centro de lazer português. Um vídeo mostrou uma das danças que os alunos portugueses e alemães tinham ensaiado durante o intercâmbio de Outubro passado e actuaram juntos na última noite no auditório da Escola Secundária Alfonso Lopes Vieira. O Presidente Reiner Wellmann disse que a participação de quase 50 membros era um bom sinal de interesse nas actividades da associação. De Leiria, deu as boas-vindas às professoras Lisete Perreira e Alcinda Goulart, que tinham acabado de chegar a Rheine com três novos estagiários. Também deu as boas-vindas ao vice-prefeito Karl-Heinz Brauer, que elogiou as muitas actividades da associação de geminação para a cidade de Rheine: “Isto requer entusiastas que se envolvam e que dediquem o seu tempo livre a esta cooperação. É preciso muito trabalho e não pode ser tomado como garantido, mas vale a pena, essa é a nossa firme convicção”, disse Btauer.

O vice-prefeito, Karl-Heinz Brauer, prestou homenagem ao trabalho da associação de geminação e apresentou a Reiner Wellmann um pequeno “presente plano” em nome da cidade. À esquerda, Ingrid Brauer (tesoureira) e Heike Born (secretária) foram confirmadas nos seus escritórios.

O Presidente Reiner Wellmann analisou o ano de 2022 no seu relatório. Após as restrições dos anos anteriores, este caracterizou-se por muitas reuniões e actividades. Wellmann mencionou a viagem de bicicleta de uma semana em Junho de 2022, conduzida por Engelbert Nagelschmidt a Bernburg. Aí, o grupo foi recebido pela Presidente da Câmara Silvia Ristow no Festival das Rosas. A visita em duas rodas encorajou o Bernburger a vir também a Rheine com um grupo de bicicletas este ano. Os preparativos estão em curso.

Um intercâmbio de jovens com Leiria também se realizou novamente no ano passado. No início de Outubro, 18 jovens estudantes visitaram Leiria, seguido de uma visita de regresso em Dezembro. Actualmente, seis jovens da cidade gémea estão a fazer os seus estágios em empresas em Rheine e nos arredores. Wellmann agradeceu a todas as organizações que ofereceram aos estagiários a oportunidade de conhecer a vida profissional quotidiana na Alemanha. Agradeceu também aos anfitriões que acolheram os portugueses durante dez semanas.

Uma delegação de Rheine participou no 700º aniversário da cidade gémea Trakai. E uma viagem de cidadãos da associação de geminação no Outono levou-os também à capital medieval lituana. Sob o lema “Amigos ajudam amigos”, a associação de geminação tinha pedido doações para ajudar as pessoas na Ucrânia. A ideia era fornecer donativos monetários à cidade geminada Trakai, que mantém laços de geminação com duas cidades na Ucrânia. Este apoio foi principalmente utilizado para a compra de medicamentos e ajudas, que foram levados para um hospital militar em Ivano-Frankivsk. Os soldados ucranianos feridos foram lá tratados, também com o apoio de Rheine. Além disso, foram adquiridos geradores, que ainda hoje são utilizados nas proximidades de Zaporizhia. Graças às ligações dos atletas do clube de futebol Metalista Kharkiv ao seu país de origem, foi possível uma ajuda em pequena escala.

Cerca de 60.000 euros foram utilizados para fins humanitários desde o início da invasão armada da Ucrânia pela Rússia. Reiner Wellmann agradeceu em particular à tesoureira, Ingrid Brauer, que tratou deste considerável trabalho extra com a aplomb. E, claro, aos muitos doadores que apoiaram a associação nesta tarefa.

Houve contactos intensivos com a cidade gémea holandesa Borne. Foram também marcados pelos preparativos para o 40º aniversário da geminação da cidade, que será celebrado este ano. Em preparação, haverá uma reunião de trabalho na próxima segunda-feira com o comité de geminação Borne. Mas algumas datas já foram fixadas. Por exemplo, haverá um novo percurso para a ciclovia que ligou as duas cidades durante muitos anos. Engelbert Nagelschmidt propôs um itinerário que mereceu a aprovação unânime e que será também apresentado em formato impresso no futuro. Um grupo maior de ciclistas de Borne deverá assistir à inauguração na festa de churrasco no dia 18 de Maio no parque da cidade. Os Rheinens inauguram oficialmente a excursão com um passeio ao grande evento “Melbuul’ndagen” a 26 ou 27 de Agosto. No domingo da festa de rua (10 de Setembro), será “Borne faz música” na praça Borne. Oito coros e bandas da cidade gémea confirmaram a sua participação neste evento e mostrarão o leque de actividades musicais na cidade gémea.

Além disso, os contactos entre associações e grupos de ambas as cidades deverão ser intensificados novamente no ano do aniversário. O intercâmbio de escolas primárias está novamente a ser preparado, bem como um intercâmbio de escolas de música. E os clubes desportivos também manifestaram interesse em entrar em intercâmbios.

Um modelo bem sucedido é o website de parceria conjunta www.friendsineurope.com, que tem estado online durante um bom ano. Durante este tempo, o website de geminação já teve mais de 10.000 visitantes. O Presidente Reiner Wellmann agradeceu a Gerd Cosse, que actualiza o site quase diariamente com notícias locais, por este grande sucesso. O site poderia ainda ser expandido para incluir informações directamente das cidades geminadas. “Mas estamos a trabalhar nisso”, prometeu Wellmann.

O relatório de caixa, que Ingrid Brauer apresentou pela décima vez, mostrou que a associação tem uma base financeira saudável. Os auditores, Udo Bonk e Engelbert Nagelschmidt, certificaram que a gestão do tesoureiro era absolutamente sólida. O número de membros permaneceu inalterado em 261. Num minuto de silêncio, a assembleia comemorou os membros falecidos Irmgard Büchter, Bernhard Büchter, Bernhard Rolfes e Tomas Brito.

As eleições foram quase uma formalidade: a vice-presidente Irja Erben, as assessoras Hannah Brauer e Johann Stoffers, e a secretária Heike Born foram reeleitas por unanimidade. O novo auditor foi Heinz Thüring, que substituiu Udo Bonk, que estava a reformar-se por rotação.

A reunião terminou com uma reunião aconchegante e uma troca de ideias sobre iguarias portuguesas da cozinha do Centro Livre.