Notícias

Casa por um tempo!

Os ucranianos fugidos sentem-se em casa em Rheine

Os refugiados de guerra ucranianos que foram acolhidos no Lar da Criança e da Juventude da Cáritas em Julho passado, após uma fuga espectacular, sentem-se cada vez mais em casa em Rheine.

O desejo por Kharkiv, a sua cidade natal na Ucrânia, ainda é grande, mas sem paz um regresso está fora de questão.

Os alunos do internato ucraniano de futebol vão à escola há semanas e estão ansiosos por aprender a língua alemã, tão difícil de aprender. À tarde e aos fins-de-semana, estão agendadas sessões de treino no FCE Rheine, um clube de futebol local que organiza e realiza várias actividades desportivas com grande empenho. Assim que os futebolistas dotados tenham autorização para jogar, é suposto que voltem a participar em jogos regulares.

É quase como a vida quotidiana em casa, se ao menos não fosse pela linguagem difícil.

Para os adultos que fugiram, chegar e instalar-se em Rheine foi muito mais desafiante. Arrancados dos seus empregos e relações familiares, tiveram de organizar a sua vida quotidiana apesar do stress psicológico e da dor, e reorientar as suas vidas na Alemanha à volta de todos os muitos obstáculos.

Foi bom que intérpretes experientes do serviço de migração da Associação da Cáritas Rheine e pessoal do lar de crianças e jovens da Cáritas estivessem lá para ajudar. Para além das muitas questões sobre a vida quotidiana, as perspectivas profissionais também ocuparam cada vez mais espaço nas discussões.

Todas as mulheres ucranianas têm diplomas profissionais ou académicos, mas estes diplomas podem ser reconhecidos na Alemanha sem um sólido conhecimento da língua e por vezes apenas com qualificações adicionais. A aprendizagem da língua alemã é, portanto, a qualificação chave básica para uma participação profissional mesmo temporária.

Também aqui, a FCE Rheine esteve activamente envolvida e forneceu continuamente às mulheres ucranianas lições de alemão qualificado até à transição para cursos públicos. As lições estão a ter um efeito, e os tradutores e “mãos e pés” do Google estão a perder cada vez mais a sua importância.

O que acontece a seguir?

As futebolistas ucranianas são cuidadas e cuidadas em dois apartamentos partilhados, cada um dos quais é dirigido por dois adultos ucranianos. O Gabinete do Bem-Estar Juvenil Rheine tinha realizado o exame profissional e dado “luz verde” para esta forma de vida e cuidados. O Lar da Criança e do Jovem da Cáritas continuará a estar presente e a acompanhar os jovens ucranianos durante os próximos meses.

Alguns dos outros ucranianos já conseguiram mudar-se para os seus próprios apartamentos e puderam também reorientar-se profissionalmente.