Notícias

Dia Internacional da Mulher no Centro S. Antonio

Festival da mulher organizado pela cidade Rheine e pela Cáritas Rheine

Rheine.cpr. Dia Internacional da Mulher a 8 de Março foi a ocasião para uma grande festa da mulher no Centro S. Antonio, o centro de encontro intercultural da Cáritas Rheine. A equipa de Acompanhamento e Aconselhamento de Imigrantes da cidade de Rheine e o serviço especializado Migração e Integração da Cáritas Rheine organizaram a festa em conjunto, apoiados por algumas mulheres empenhadas.

Mais de uma centena de participantes com e sem história migratória passaram uma tarde em conjunto com workshops criativos, dança e delícias culinárias. Na sua introdução ao tema do Dia Internacional da Mulher, Anna Sievert, da cidade de Rheine, apresentou as origens do Dia Internacional da Mulher, há 112 anos atrás: A co-determinação política e a exigência de salário igual para mulheres e homens. Hoje, o Dia Internacional da Mulher é celebrado em muitos países do mundo de diferentes formas – em Rheine este ano com uma alegre festa da mulher. Posteriormente, houve uma oportunidade para um intercâmbio descontraído no salão decorado festivamente, no diversificado buffet internacional.

Mais tarde, houve vários pequenos workshops que convidaram as pessoas a serem criativas. Havia tatuagens de henna floral para as mãos, as mulheres podiam conceber elas próprias cartões de felicitações e decorar pastelaria especial. Algumas raparigas do grupo de raparigas interculturais do Centro S Antonio também se ofereceram para fazer os seus próprios sabonetes perfumados num workshop. Após as oficinas, houve danças exuberantes umas com as outras, à música elaborada a partir dos desejos das mulheres. Acentos especiais e atmosféricos foram postos por uma das mulheres co-organizadoras com uma animada contribuição musical sobre o acordeão e um grupo de mulheres que exibiam danças tradicionais do Afeganistão. Ao mesmo tempo, realizou-se um workshop de fotografia durante todo o evento, onde todas as participantes puderam ter as suas fotografias tiradas. As fotografias resultantes serão agora utilizadas para criar uma grande colagem fotográfica, que mais tarde será exposta na Câmara Municipal da cidade Rheine, na Casa da Cáritas, no Centro S. António e em Mitte 51. “Com a colagem fotográfica, queremos tornar as mulheres visíveis em locais centrais da cidade Rheine e sensibilizar para a importância do Dia Internacional da Mulher”, explica a co-organizadora Natalie Holthaus da Cáritas Rheine. “Foi uma celebração bem sucedida, criativa e alegre, com a contribuição de mulheres de uma vasta gama de culturas”. “Foi uma atmosfera descontraída em que as mulheres se conheceram, se divertiram juntas e celebraram a si próprias, bem como a todas as mulheres do mundo com as suas facetas coloridas!” resumem os co-organizadores Ghada Mohammad e Pia Terhaar.