Notícias

A adaptação do lar à terceira idade facilita a independência

Informação do serviço de aconselhamento sobre habitação da Cáritas Rheine

Rheine.cpr. A declaração “Gostaria de ficar aqui o máximo de tempo possível” é algo que Elisabeth Nagelschmidt do serviço de aconselhamento habitacional da Cáritas Rheine na verdade ouve sempre quando aconselha pessoas mais velhas em casa. Mas muitos apartamentos não são adequados para pessoas idosas. “O povo tem vivido frequentemente nas casas ou apartamentos durante muitos anos. E no passado, as escadas ou as bases de duche altas eram fáceis de gerir”, explica o conselheiro de habitação da Cáritas Rheine. Mas na velhice, a força e a mobilidade diminuem, e depois é necessário adaptar ou converter a casa às necessidades alteradas. Muitas pessoas mais velhas afastam-se do esforço. Claro que estas mudanças ou conversões trazem por vezes sujidade e excitação com elas. Mas depois de adaptações ou conversões bem pensadas, o conselheiro habitacional experiente ouve uma e outra vez: “Ainda bem que o fizemos!

Acessibilidade é uma palavra-chave aqui e para as pessoas mais velhas isto significa essencialmente que não há passos irritantes e perigos de viagem fora e dentro de casa. Além disso, também deve haver espaço suficiente para se deslocar bem com um enrolador, se necessário. As alterações necessárias dependem sempre do caso individual. Por vezes é útil instalar um corrimão na entrada da casa e outras vezes uma rampa deve ser considerada. Na casa de banho, a instalação sensata de barras de agarrar pode ser suficiente e por vezes é também necessária uma modificação do chuveiro ou da banheira. Mas as ajudas fornecidas pelas companhias de seguros de saúde também podem trazer alívio. Em última análise, o objectivo de todas as modificações é permitir que as pessoas se desloquem pela casa em segurança e sem acidentes. Assim, as adaptações para idosos não são um luxo, mas ajudam a permanecer independentes por mais tempo. Além disso, os cuidados domiciliários também podem ser muito mais facilitados.

Há mais de 25 anos, o serviço de aconselhamento habitacional da Cáritas Rheine fornece informações sobre medidas sensatas e, em casos individuais, necessárias e as suas opções de financiamento. As condições estruturais e possíveis doenças e os seus efeitos são tidos em conta. As consultas têm sempre lugar no ambiente doméstico e são gratuitas. A área de aconselhamento abrange a parte ocidental do distrito de Steinfurt.

O aconselhamento habitacional é apoiado financeiramente pelas associações estatais dos fundos de seguro de cuidados prolongados na Renânia do Norte-Vestefália, no distrito de Steinfurt e na cidade de Rheine. Para perguntas e informações, os interessados podem contactar Elisabeth Nagelschmidt, do serviço de aconselhamento habitacional da Cáritas Rheine, pelo telefone 05971 862-348 ou por e-mail .