Notícias

O Conselho decide prolongar as paragens nocturnas e de semáforos

Rheine. Na terça-feira desta semana, o conselho decidiu por larga maioria prolongar por uma hora o encerramento das lanternas. A decisão destina-se e pode resolver com sucesso a escassez de energia. Especificamente, foi decidido prolongar o desligamento da noite anterior (01:00 às 03:30) por uma hora (01:00 às 04:30).

Isto significa que os seguintes regulamentos são actualmente aplicáveis: Nas noites de sexta-feira a sábado, de sábado a domingo e nas noites antes de feriados e no período de quinta-feira antes de segunda-feira de Rosa a quarta-feira de Cinzas, não haverá restrições de iluminação pública. Nas outras noites, a iluminação pública será desligada por completo (excepto nas passagens de peões) entre a 01:00 e as 16:30. Após consulta com a polícia, não se registaram anomalias no passado com o encerramento nocturno actualmente aplicável. Um prolongamento da noite fechada por 1 hora até às 4:30 da manhã também é visto como acrítico do ponto de vista da polícia. Uma possível antecipação do encerramento para as 00:00 hrs, por exemplo, é julgada de forma diferente. Durante este tempo, muitas pessoas (peões, ciclistas e tráfego automóvel) ainda se encontram em movimento na zona da cidade. Outras alternativas, por exemplo, desligar cada segundo de luz, foram também examinadas. Foram rejeitadas devido ao grande esforço técnico e aos elevados custos envolvidos.

A moção originalmente apresentada pelos grupos parlamentares CDU e FDP a 22 de Setembro de 2022 foi remetida à Comissão de Construção e Mobilidade na reunião da Comissão Principal e de Finanças a 22 de Novembro de 2022, devido às responsabilidades existentes. No entanto, a consulta e, por conseguinte, também a implementação teria sido possível, na melhor das hipóteses, a 2 de Fevereiro de 2023. Por conseguinte, a pedido do grupo parlamentar Bündnis90/Die Grünen, o conselho tomou a decisão na sua reunião de terça-feira e decidiu a sua aplicação imediata. Devido à actual situação tensa de abastecimento e ao desenvolvimento imprevisível do fornecimento de energia, foi considerado sensato tomar a decisão o mais cedo possível.

O novo esquema resultará em poupanças adicionais consideráveis: 119.000 kWh de electricidade, 135 toneladas de CO2 e 66.000 euros. Existem também efeitos positivos para a protecção das espécies; as espécies animais nocturnas podem assim estar activas nos seus habitats sem serem perturbadas no escuro. Ilustração blog WordPress