Notícias

Relatório social Rheine online

Präsentieren die frisch eingetroffene Druckausgabe des Sozialberichtes Rheine 2022, mit der nun weitergearbeitet werden soll, v. r.: Sozialdezernent Raimund Gausmann, Fachbereichsleiterin Schulen, Soziales, Migration und Integration Wiebke Gehrke, Sozialplanerin Lena Ellenberger und Leiter der Stabstelle im Sozialdezernat Stefan Jüttner-von der Gathen.

Rheine. O relatório social Rheine 2022 está online. A partir de agora, os cidadãos interessados podem ver o documento de quase 150 páginas com muitos gráficos descritivos, textos e entrevistas no website www.Rheine.de/sozialbericht. O relatório social Rheine para o ano 2022 centra-se na habitação e é o primeiro do seu género. Descreve o desenvolvimento populacional desde 2012 para todos os 24 distritos de Rheine. Dados sociodemográficos como idade, sexo, pobreza e desemprego são apresentados para cada distrito.

Raimund Gausmann, chefe do departamento de assuntos sociais, descreve como surgiu o relatório: “O relatório social Rheine 2022 é o resultado directo de um planeamento social integrado e estratégico. Fornece importantes perspectivas sobre a situação social em Rheine e ajuda-nos a reconhecer situações de pobreza e necessidades agudas de acção, e a planear e rever medidas”. O enfoque deste ano na habitação torna claro quão urgentemente é necessária uma habitação acessível em Rheine. Nas entrevistas de peritos, por exemplo, relata-se que as pessoas encontraram trabalho em Rheine, mas subsequentemente não encontraram alojamento acessível. O mesmo se aplica aos jovens adolescentes e refugiados que poderiam viver independentemente mas não o podem fazer devido ao mercado imobiliário apertado. “Devido à difícil situação no mercado imobiliário, também trabalhamos preventivamente em paralelo”, relata Wiebke Gehrke, Chefe do Departamento de Escolas, Assuntos Sociais, Migração e Integração”. “O Fachstelle Wohnraumsicherung, que foi estabelecido em Março de 2022, ajuda tanto os inquilinos como os senhorios quando os alugueres em atraso se acumulam ou quando uma acção de despejo é iminente. Os números-chave do trabalho da Unidade de Segurança Habitacional serão incluídos nos relatórios sociais no futuro”.

Stefan Jüttner-von der Gathen, chefe da unidade de pessoal do departamento social, está satisfeito por o primeiro relatório, com a sua longa história (ver revisão), ter recebido um grande apoio de todas as partes: “Se conseguirmos combater as queixas reveladas pelo relatório social, garantiremos melhores oportunidades de participação e condições de vida mais equitativas em Rheine. Esse deve ser sempre o objectivo”.

Esta foi também a opinião dos membros do Comité Social. Aqui, a primeira leitura do relatório social Rheine 2022 tinha tido lugar no início de Outubro. Os membros elogiaram a informação abrangente e as diversas perspectivas que a equipa da administração em torno da planeadora social Lena Ellenberger tinha compilado. “As discussões com peritos sobre a vida em Rheine para grupos sociais específicos são uma parte especial deste relatório. Ao lê-lo, tem-se uma sensação de diferentes situações de vida e necessidades das famílias, idosos, pessoas sem abrigo, pessoas com deficiência e pessoas sem conhecimentos de língua alemã, que temos de satisfazer com o nosso planeamento para o bem-estar”, diz Ellenberger. Este relatório social será seguido pelo relatório social Rheine 2023 com um enfoque temático diferente. O objectivo dos relatórios sociais como um sistema em evolução e mudança deve ser o de alcançar um formato de relatório regular sobre a situação social em Rheine a longo prazo.

Dos dados à acção

O planeamento social consiste agora em ligar estrategicamente diferentes áreas de planeamento e promover activamente uma abordagem integrada com todos os interessados, tais como o comité social, conselhos consultivos, organizações voluntárias de assistência social e planeadores especializados da cidade Rheine. De acordo com o lema “dos dados à acção”, está actualmente a ser criado um grupo de trabalho interdisciplinar, o qual irá derivar as necessidades mais urgentes de acção para Rheine e apresentá-las rapidamente aos políticos para discussão e decisão. Este grupo de trabalho será também ligado em rede com os actores dos respectivos bairros, a fim de reforçar os recursos já existentes e de integrar sensatamente novas medidas nas ofertas existentes.

Revisão

  • Em Dezembro de 2018, uma moção do grupo parlamentar DIE LINKE inicia um relatório social em pequena escala para Rheine na Câmara Municipal.
  • Em Setembro de 2019, o comité social mandata por unanimidade o desenvolvimento de um conceito de planeamento social integrado e de relatório social anual.
  • Em Junho de 2020, seguir-se-á uma apresentação sobre a desigualdade social no Comité Social.
  • Em Setembro de 2020, a repartição em pequena escala dos 24 distritos da cidade em Rheine é apresentada ao comité social.
  • Em Fevereiro de 2021, a cientista social Lena Ellenberger começa como uma nova planeadora social na cidade de Rheine.
  • Em Setembro de 2021, o comité social, os conselhos consultivos, as organizações de assistência social independentes e os planeadores especializados da cidade de Rheine participam activamente num evento de informação. O conteúdo foi o relatório social do estado da NRW, o planeamento social estratégico integrado e o relatório social Rheine 2022 com enfoque na habitação. Aqui, o objectivo foi formulado para criar habitações acessíveis que satisfaçam as necessidades de diferentes grupos populacionais.
  • O grupo de trabalho do comité social sobre o relatório social reuniu-se várias vezes.
  • Em Novembro de 2022, o Relatório Social Rheine 2022 será adoptado por unanimidade pelo Comité Social.

Foto: Apresentando a versão impressa recém-chegada do relatório social Rheine 2022, que será agora utilizado para trabalhos futuros, da direita: Chefe dos Assuntos Sociais Raimund Gausmann, Chefe do Departamento de Escolas, Assuntos Sociais, Migração e Integração Wiebke Gehrke, Planner Social Lena Ellenberger e Chefe do Gabinete do Pessoal do Departamento de Assuntos Sociais Stefan Jüttner-von der Gathen.