Campo de acção A Abertura Intercultural convida os estagiários para a Reunião de Velocidade e Encontros e Coma
Rheine.cpr. Estagiários da cidade de Rheine foram convidados para o Centro de Encontro Intercultural Centro S. Antonio da Cáritas Rheine. Sob a orientação de Johanna Miltrup da cidade Rheine e Kevin Löcke da Associação da Cáritas Rheine, os estagiários receberam pela primeira vez um workshop sobre o tema da competência intercultural.
Posteriormente, os imigrantes juntaram-se a eles como multiplicadores. Numa “reunião rápida”, todos trocaram pontos de vista em breves conversas e obtiveram conhecimentos empolgantes das pessoas sentadas à sua frente. A tarde foi encerrada com uma sessão de cozinha conjunta. Os imigrantes trouxeram os ingredientes dos seus pratos favoritos e um menu variado foi inventado na cozinha. Havia bolinhos mongóis, um prato de bulgur da Síria, uma deliciosa panela de arroz afegão com borrego e um bolo de requeijão ucraniano como sobremesa.
No jantar conjunto, o intercâmbio foi aprofundado e foram feitos contactos. Todos os participantes concordaram que foi uma tarde bem sucedida e colorida. Todas as pessoas experimentaram diversas culturas neste dia. “Foi fenomenal poder conhecer e experimentar muitas pessoas novas numa tarde”, resumiu um estagiário da cidade Rheine. “É incrível como o programa era hoje em dia diverso”, acrescentou um participante.
Kevin Löcke e Johanna Miltrup, responsáveis pelo campo de acção Abertura Intercultural do Conceito de Migração e Integração, organizaram esta cooperação em conjunto com o gestor de formação da cidade Rheine Florentine Kühs-Sandmann. Está previsto oferecer o projecto também para os outros anos de formação.