Notícias

St. Aloisius brutalmente amarrado

Brutal mit Bändern gefesselt steht der Heilige Aloisius in Pastors Garten.

Qualquer pessoa que compre a sua árvore de Natal aos acólitos no jardim paroquial da Basílica de Santo António este fim-de-semana esfregará os olhos. Há Santo Aloísio de pé no pedestal, amarrado com fitas fortes e com um ar triste.

No entanto, o santo, cuja estátua costumava adornar a empena da Casa Dechant Pitz, não é de modo algum para ser queimado na fogueira ou para que lhe sejam feitas coisas brutais semelhantes. O santo padroeiro dos estudantes e jovens, que morreu como jovem jesuíta em Roma, em 1591, serve antes como um ponto de encontro para os holofotes que iluminam o jardim do Pastor com os pinheiros nas horas da noite.

Santo Aloísio, no entanto, é apenas temporariamente “utilizado indevidamente” como suporte de pé leve.

Ao contrário do que acontece no jardim do Pastor em Rheine, o santo foi capturado numa imagem noutro lugar por toda a eternidade:

Pintura e futebol como fonte de identidade

No decurso da reconstrução nos anos 50, a Igreja de São José em Gelsenkirchen-Schalke recebeu novas janelas desenhadas pelo mestre pintor Franz Klocke, tratando de temas relevantes para o Schalke do pós-guerra: Maloche – e futebol. St. Aloisius, por exemplo, adorna um vitral concebido em 1959 e instalado em 1960, ou seja, imediatamente após o último campeonato do Schalke em 1958. Aloisius usa botas de futebol e meias azuis e brancas, e uma bola de futebol está à sua frente.

??????????????????????????????????????????????????????????????????????