Rheine/Kaarst. Com grande entusiasmo, alunos de Rheine têm-se empenhado na protecção do clima e na mobilidade sustentável neste ano lectivo. Durante três semanas, pedalaram juntamente com professores e pais para recolher quilómetros no concurso “Ciclismo Escolar”. Com sucesso! Na categoria da escola primária, a Marienschule Hauenhorst ficou em 2º lugar com 31.874,1 km. O director da Marienschule, Christian Hülsmann, ficou encantado com o sucesso: “Estou incrivelmente orgulhoso das aulas. Todos os envolvidos mostraram que não falam apenas de protecção climática, mas também fazem algo a esse respeito”.
A cerimónia de entrega de prémios teve lugar no dia 8 de Dezembro na pista de ciclismo em Kaarst. Os certificados e prémios em dinheiro foram apresentados pelo Ministro de Estado dos Transportes, Oliver Krischer, que estava entusiasmado com o grande empenho dos nossos alunos: “A protecção climática exige a promoção consistente do ciclismo. O elevado número de alunos participantes mostra o potencial do ciclismo, também entre crianças e jovens, como um contributo essencial para a mudança da mobilidade nas nossas cidades e comunidades. Mas o entusiasmo dos alunos mostra também que a mudança de mobilidade é um tema vencedor”.
No total, foram pedalados mais de oito milhões de quilómetros no concurso estatal “Schulradeln NRW” deste ano. Participaram 72.700 alunos, pais e professores em 1.269 escolas, quase o dobro do número do ano passado. Durante o período de três semanas de competição, que decorre paralelamente à competição STADTRADELN, os participantes pouparam um total de cerca de 1.304 toneladas de CO2.
Fazer metros para o clima
O princípio do “ciclismo escolar” é simples: alunos, pais e professores de uma escola recolhem quilómetros de bicicleta individualmente ou como turma para a equipa da escola. Todos os quilómetros em circuito, quer a caminho da escola, quer durante os tempos livres. Este ano, as escolas primárias e secundárias concorreram a prémios para a maioria dos quilómetros percorridos em bicicleta e para a maior equipa. Para as escolas secundárias, houve também um concurso criativo para o melhor projecto de ciclismo. Os vencedores do primeiro lugar receberam 1.000 euros, os vencedores do segundo lugar 750 euros e os vencedores do terceiro lugar 500 euros.
Antecedentes
“Schulradeln” é baseado no “Stadtradeln” anual (ciclismo urbano) da rede Klima-Bündnis e.V. (Aliança Climática) e é uma componente importante da transição da mobilidade municipal. Sob o lema “Medidores de energia para o clima”, trata-se de promover a mobilidade entre as crianças, bem como promover o ciclismo em geral. Os adultos podem desempenhar um papel de modelo no concurso e são explicitamente convidados a participar.
Parte da promoção da mobilidade sustentável
O “ciclismo escolar” na RNV é coordenado pelo gabinete da Rede de Mobilidade Futura da RNV, a rede de âmbito estatal para o desenvolvimento da gestão da mobilidade municipal em cidades, distritos e comunidades. Os gabinetes de coordenação estão localizados nas associações de transporte e associações com fins especiais do Estado, como se segue:
- Gabinete de Coordenação Westphalia-Lippe (Transporte Local Westphalia-Lippe)
- Gabinete de Coordenação da Renânia do Norte-Vestefália (Rhine-Ruhr Transport Association)
- Gabinete de Coordenação da Renânia (Associação de Transportes da Renânia-Sieg)
O escritório para tarefas de nível superior está também localizado em Verkehrsverbund Rhein-Sieg (VRS), em Colónia. O seu objectivo é promover ofertas de mobilidade sustentável no Estado. O “ciclismo escolar” enquadra-se perfeitamente na carteira de ofertas: Com a campanha, os municípios podem promover especificamente a mobilidade sustentável para os jovens e entusiasmá-los com a protecção do clima. A Future Network Mobility NRW é financiada pelo Ministério do Ambiente, Conservação da Natureza e Transportes do Estado da Renânia do Norte-Vestefália e da Unfallkasse NRW.
As seguintes escolas ganharam um prémio no concurso “Schulradeln NRW 2022”:
Escolas secundárias
Categoria: A maioria dos quilómetros percorridos em bicicleta
1º lugar: Alexander-von-Humboldt-Gymnasium Bornheim (108.798,5 km)
2º lugar: Pascal-Gymnasium Grammar School of the City of Grevenbroich (85.584,9 km)
3º lugar: Escola Municipal Completa de Münster-Mitte (82.409,3 km)
Categoria: Ciclistas mais activos
1º lugar: Heinrich-Böll-Gymnasium Troisdorf (1001)
2º lugar: Mathilde-Anneke Comprehensive School Münster (819)
3º lugar: Alexander-von-Humboldt-Gymnasium Bornheim (699)
Categoria: Concurso Criativo
1º lugar: Escola de Gramática Frechen
2º lugar: Europaschule Bornheim
3º lugar: Lise-Meitner Comprehensive School Duisburg
Escolas primárias
Categoria: A maioria dos quilómetros percorridos em bicicleta
1º lugar: Gemeinschaftsgrundschule Eick – Moers (34,657.7 km)
2º lugar: escola primária Marienschule Hauenhorst – Rheine (31,874.1 km)
3º lugar: Escola Primária Hollingen Emsdetten (25,633.2 km)
Categoria: Ciclistas mais activos
1º lugar: Escola Primária Eick Community – Moers (472)
2º lugar: Escola Primária Wiesenstraße Kempen (306)
3º lugar: Liebfrauenschule Emmerich am Rhein (305)
Fotos (Zukunftsnetz Mobilität NRW/Smilla Dankert): O Ministro dos Transportes do Estado Oliver Krischer entregou à Marienschule Hauenhorst o prémio e certificado para o 2º lugar no concurso estadual “Ciclismo Escolar”.