Notícias

Celebrado e sofrido em conjunto

Noite de formatura para os estudantes de Leiria

Rheine. Depois de dias movimentados com muitos conhecimentos, a noite de despedida para 18 estudantes de Leiria, que se encontram na Emsstadt desde segunda-feira, teve lugar na quinta-feira. Os jovens, os estudantes convidados e também os pais anfitriões encontraram-se na sala de eventos do Centro de Lazer Português em Stoverner Straße. Este evento conjunto tinha sido antecipado porque os alunos convidados do Kopernikus-Gymnasium participaram nos concertos de Natal da escola na sexta-feira.

Clemens Schöpker, que tinha organizado e acompanhado o intercâmbio em nome da associação de geminação da cidade Rheine, deu as boas-vindas a todos os participantes ao salão lotado. Peter tinha enviado massas de ar frio para a Alemanha, mas pelo menos os estudantes de intercâmbio tinham sido poupados à neve e chuva durante a sua visita a Rheine. Agradeceu em particular aos pais anfitriões por alojarem e cuidarem dos jovens portugueses.

A cozinha do centro de lazer tinha preparado deliciosos hors d’oeuvres e comida saborosa a partir da grelha. Ao mesmo tempo, os anfitriões foram tratados para uma refeição entusiasta durante o último jogo preliminar da equipa nacional de futebol alemã, que estava a jogar num grande ecrã ao fundo. Aí, o destino tomou o seu curso. Os estudantes portugueses de intercâmbio sorriram educadamente, mas não demonstraram qualquer malícia perante a tragédia do futebol alemão…

Mais tarde à noite, a estudante de intercâmbio portuguesa Martha, que celebrou o seu 18º aniversário em Rheine na quinta-feira, foi serenata. Os convidados de Leiria e os estudantes alemães cantaram juntos e felicitaram-na por este aniversário especial.

Após um dia de visita turística em Münster, os jovens portugueses passarão os dois últimos dias da sua estadia com as suas famílias de acolhimento, que certamente levarão os convidados aos mercados de Natal dos centros superiores vizinhos. Na segunda-feira, os convidados de Leiria voltarão de Amesterdão para Portugal, onde 16 graus Celsius – mas também duches de chuva – aguardam os soalheiros europeus do sul.