Notícias

Intercâmbio de estudantes, conferência climática, nova ciclovia

Diese jungen Schülerinnen und Schüler aus Leiria - unser Bild zeigt eine Szene von einer Tanzvorführung beim Abschiedsabend im Oktober in Leira - werden kommenden Montag für eine Woche nach Rheine kommen.

Comités de Borne e Rheine em discussão – planeamento para os próximos meses discutidos

Rheine/Borne. 18 alunos de Leiria irão passar uma semana em Rheine a partir da próxima segunda-feira. A associação de geminação preparou um interessante programa que mostrará aos convidados de Portugal a cidade Ems a partir de diferentes perspectivas. Além disso, a direcção da associação de geminação esteve em Borne na sexta-feira passada para a reunião de planeamento de rotina. Juntamente com o comité de geminação, foi elaborado o programa para o ano de aniversário de 2023. A geminação com Borne terá 40 anos no próximo ano – e este evento será celebrado com eventos culturais e vários encontros de cidadãos de ambas as cidades.

Na sexta-feira, as direcções das duas associações de geminação reuniram-se em Borne para uma reunião de planeamento.

“Estamos a começar a trabalhar com energia renovada”, disse Gertjan Roozendom, presidente do comité de geminação Borner, no seu discurso de boas-vindas. E de facto, haverá muitos eventos interessantes. Já em Fevereiro, terá lugar uma conferência sobre o clima, na qual será apresentado o último estado da automatização dos edifícios e as possibilidades de poupança de energia nos edifícios, no centro de eventos da DEOS AG. Os directores de empresas, associações de habitação e municípios são convidados. Os organizadores são a associação de geminação de cidades e a cidade de Rheine.

Uma nova rota de bicicleta desenvolvida irá ligar Rheine e Borne. Nico Gosselt de Borne e Engelbert Nagelschmidt desenvolveram a rota. O percurso, que tem um bom comprimento de 60 quilómetros, será apresentado ao público no próximo ano. A associação de geminação e o comité de geminação inaugurarão simbolicamente a nova ligação, partindo das suas cidades em bicicletas e encontrando-se no meio, onde o evento será celebrado.

Coros e grupos musicais também estarão envolvidos no intercâmbio. O Bornenser virá a Rheine no início do Verão com 13 grupos para actuarem aqui. Em troca, estão previstas actuações de vários grupos de Rheine em Borne. E na Primavera, um artista do círculo “Spektrum 88” de Rheine irá expor na sinagoga Borner. O clube desportivo TV Jahn Rheine prometeu o seu apoio à reorganização planeada do gabinete desportivo do município Borne. E, na área dos encontros de idosos, estão a ser exploradas possibilidades de reunir grupos de ambas as cidades. A primeira reunião terá lugar a 8 de Dezembro, quando 50 cidadãos idosos de Borne visitarão Rheine e o mercado de Natal.

Outros pontos da discussão muito construtiva em Borne foram o renascimento do intercâmbio escolar primário, a troca de experiências de empresários e o convite de Borner escolas para um torneio de futebol de rua no próximo ano. “Estamos satisfeitos por a parceria estar agora a florescer novamente no ano de aniversário após a pausa forçada e por podermos tornar possíveis encontros interessantes para as pessoas em ambas as cidades”, concluiu Reiner Wellmann, presidente da associação de geminação.

Reuniões, visitas turísticas e experiências partilhadas estão na agenda da próxima segunda-feira para os 18 jovens de Leiria, os alunos de várias escolas de Rheine e os pais anfitriões. Para conhecer melhor a região, foram também planeadas excursões a Bad Bentheim, Münster e à região de Overijssel. Houve também uma padaria de Natal alemã na FBS e uma aula conjunta Hipp-Hopp no fórum desportivo da TV Jahn. Uma equipa dedicada da associação de geminação está a trabalhar em segundo plano para coordenar e assegurar que tudo corre sem problemas.

www.friendsineurope.com