Em Novembro de 2022, a Cáritas na Alemanha organizará mais uma vez a campanha de solidariedade “Um milhão de Estrelas”. As associações da Cáritas de toda a Alemanha, sob os auspícios da Cáritas internacional, a organização de socorro da Cáritas alemã, estão a dar um sinal de esperança – para as pessoas necessitadas aqui e em todo o mundo. Hoje em dia, muitas pessoas reuniram-se na praça do mercado e acenderam velas.
O foco da acção deste ano é a ajuda da Cáritas Internacional na Colômbia. No contexto da campanha anual da Cáritas #DasMachenWirGemeinsam, a Cáritas internacional está a apoiar um projecto de ajuda a crianças e jovens que fugiram com os seus pais da Venezuela para a Colômbia. Não aparecem em nenhuma escola colombiana, campo desportivo ou consultório médico. Os seus pais vieram visitar ou atravessaram a fronteira verde para a Colômbia e ficaram. Porque não havia mais trabalho para eles na Venezuela ou os seus magros salários não eram sequer suficientes para uma refeição por dia. Quase dois milhões de migrantes venezuelanos estão registados na Colômbia. Mas ninguém sabe quantos são realmente. Mais de metade deles não têm estatuto de residência regular e, portanto, não têm autorização de trabalho nem protecção contra a exploração e a violência.
Este ano, parte das receitas da venda de velas e bebidas irá para o centro de aconselhamento para pessoas deficientes e suas famílias.
O pastor da Cáritas Meinolf Winzeler contou o conto de fadas “A Rainha Abelha” para criar o ambiente.