Notícias

Uma “Oração pela Ucrânia” no final

Coro Masculino Bizantino da Província de Overijssel actua na Dionyskirche no dia 13 de Novembro

Rheine. O Coro Masculino Bizantino da Província de Overijssel dará um concerto no dia 13 de Novembro (domingo) às 17 horas na Igreja de S. Dionísio. O programa incluirá música litúrgica e coral bizantina e secular. Os organizadores são a associação de geminação de cidades Rheine e o comité de geminação Borne. Este é o último grande evento conjunto do ano, e os organizadores convidam cordialmente o público a participar.

O programa inclui obras bem conhecidas de Tchaikovsky, Grechaninoff, Bortniansky e outros. Uma peça que o coro incluiu no programa a curto prazo devido aos acontecimentos actuais é a “Oração pela Ucrânia” (Bozhe velykyi jedynyj). Publicado em 1885, é um hino patriótico ucraniano. A canção tornou-se um hino de encerramento regular nos serviços da Igreja Católica Grega Ucraniana, da Igreja Ortodoxa da Ucrânia e de outras igrejas. Ganhou importância nacional quando foi executada por coros de massas durante a Guerra da Independência Ucraniana de 1917 – 1920. E imediatamente após a invasão russa da Ucrânia, o trabalho foi executado espontaneamente por vários coros em todo o mundo no final de Fevereiro de 2022. A Oração pela Ucrânia será cantada no final do programa.

Os 38 membros do coro, que já actuou várias vezes em Rheine, provêm de diferentes regiões de Twente. As actuações têm lugar regularmente em todas as regiões da província. O coro está regularmente envolvido em projectos sociais. Tem havido muitas actuações em hospitais, bem como em lares de terceira idade e lares de idosos.

Os requisitos básicos para a participação activa neste coro, que foi fundado no início de 2000, são um sentimento musical e uma afinidade por esta forma oriental de canto coral. A directora musical é Marian Stouwdam. A extensa biblioteca musical é regularmente complementada com obras originais dos mosteiros e igrejas ortodoxas da Ucrânia.

Ton Somhorst e Fritz Roeloffzen irão actuar como solistas. O programa será moderado por Inge de Vries.

Não há taxa de entrada. No entanto, os organizadores pedem uma doação no final. As receitas serão utilizadas para cobrir os custos deste concerto especial.

Há três anos, o coro já actuava na Igreja de Dionysius. Aqui fica uma introdução a esta fantástica música coral: