Notícias

Caos iminente devido à nova Lei do Subsídio de Habitação?

A cidade sente-se abandonada pelos governos federal e estaduais – Não apenas problemas de pessoal

Rheine. No início de Setembro de 2022, a coligação dos semáforos introduziu uma nova lei para aumentar o subsídio de habitação para consulta.A sua entrada em vigor está prevista para 1 de Janeiro de 2023. Faz parte de um pacote de ajuda e conduz à melhoria do subsídio habitacional para aqueles que actualmente a ele têm direito.

No entanto, o âmbito do subsídio de habitação será também significativamente aumentado através do aumento dos limites de rendimento e de outros factores. Espera-se que

espera-se a triplicação dos que têm direito ao subsídio de alojamento. Para a Renânia do Norte-Vestefália, espera-se um aumento dos actuais 150.000 para 450.000 titulares.

O facto de os governos federal e estatal estarem a aumentar o subsídio de habitação e de mais pessoas irem beneficiar no futuro é também considerado importante e correcto pelo Presidente da Câmara de Rheine, Dr. Peter Lüttmann: “O aumento do subsídio de habitação e a expansão dos que a ele têm direito é um apoio financeiro importante para muitas pessoas, também em Rheine, a fim de suportar os custos de energia consideravelmente aumentados”. No entanto, a reforma coloca problemas significativos a todos os municípios. “Infelizmente, constatamos que ninguém em Berlim está a pensar na implementação administrativa. São promessas feitas à custa de terceiros e com demasiada frequência à custa dos municípios. Não funciona dessa forma. As numerosas medidas de alívio causam demasiada burocracia”, continua Lüttmann.

Os problemas são complexos: não se espera que a Lei de Subsídios à Habitação entre em vigor até Novembro. Isto dá aos municípios muito pouco tempo para se adaptarem às numerosas mudanças.Muito mais grave, porém, é o facto de – se o projecto for aprovado na sua forma actual – a capacidade de pessoal disponível estar longe de ser suficiente para começar sequer a processar a esperada inundação de aplicações. Só para Rheine, seriam necessárias 8 posições adicionais a tempo inteiro,embora todas as opções possíveis de apoio digital já estejam a ser utilizadas.

Com a escassez de pessoal que já existe actualmente, é questionável se é possível encontrar candidatos suficientes para o trabalho. E se isto pode ser feito a tempo está no ar devido a procedimentos de selecção e possíveis prazos de pré-aviso.

A cidade já está à procura de espaço de escritório adicional porque os novos colegas já não conseguem encontrar espaço na Câmara Municipal.

Não só Rheine se sente abandonado quando se trata de finanças. Embora metade do subsídio de alojamento seja financiado pelo governo federal e metade pelo estado, os municípios têm de suportar os custos de pessoal e as despesas de espaço de escritório e mobiliário. “Esperamos um encargo anual adicional para o orçamento municipal de cerca de 700.000 euros apenas em resultado disto”, explica o tesoureiro da cidade Mathias Krümpel.

Uma vez que a reforma do subsídio de alojamento só entrará em vigor a partir de 01 de Janeiro de 2023, a administração aconselha vivamente as pessoas a absterem-se de apresentar o seu primeiro pedido de subsídio de alojamento a partir de 01 de Janeiro de 2023, nesta altura. Os colegas recomendam a apresentação de uma candidatura a partir da 51ª semana, o mais cedo possível. Semana do calendário (a partir de 19.12.2022). Para todos os pedidos de subsídio de alojamento que forem recebidos pelo gabinete de subsídio de alojamento da cidade de Rheine até 31.01.2023, o mais tardar, o exame do pedido de subsídio de alojamento começará retroactivamente a partir de 01.01.2023.

“Se estiver a pensar se já tem direito a subsídio de alojamento, pode utilizar a calculadora de subsídio de alojamento NRW na Internet. Depois de introduzir os seus dados definitivos, receberá directamente informações sobre uma possível reclamação e poderá então candidatar-se ao subsídio de alojamento online, completando os seus dados pessoais. O gabinete de subsídios de alojamento da cidade de Rheine irá então solicitar-lhe por escrito os documentos de candidatura necessários. Não deixe de incluir o seu número de telefone e endereço de correio electrónico na sua candidatura”, aconselha a administração da cidade.