Notícias

“Sob alta pressão” na cidade gémea

Auf dem Foto bei der Ausstellungseröffnung der Galerie der Bank von Portugal von links: 'Anabela Graca (Kulturdezernentin von Leiria), Gerrit Musekamp (Kloster Bentlage), stellvertretender Bürgermeister Fabian Lenz, Künstlerin Christina Sauer, Leirias Bürgermeister Goncalo Lopes und Reiner Wellmann (Vorsitzender Städtepartnerschaftsverein Rheine)

Christina Sauer continua a tradição das exposições em Leiria

Leiria. O intercâmbio de projectos artísticos tem caracterizado a geminação de cidades da cidade de Rheine com Leiria desde o início. Muitas exposições que vale a pena ver foram organizadas numa base de reciprocidade. A exposição de Christina Sauer, agora inaugurada no prestigioso estúdio do antigo Banco de Portugal, enquadra-se perfeitamente nesta tradição. “Sob Alta Pressão” é o título da exposição, que apresenta uma pequena secção transversal do trabalho da designer sediada em Ibbenbüren, que está fortemente enraizada em Bentlage há muitos anos, onde dirigiu muitos workshops na oficina de impressão. Foi aí que a designer diplomada também se familiarizou com o seu amor pela impressão tipográfica.

O director executivo da Kloster Bentlage GmbH, Gerrit Musekamp, descreveu o local de exposição Banco Galerie de Portugal como uma “jóia em Leiria”. A ligação entre a arquitectura significativa do edifício e a sua utilização como local para a arte contemporânea foi estabelecida com muito sucesso. O intercâmbio cultural entre Rheine e Leiria, que existe há mais de 20 anos, prossegue com esta exposição.

A artista já tinha estado em contacto com os Rheiner parceiros da cidade em 2005, quando participou num workshop internacional em Bentlage com artistas de Trakai, Leiria, Rheine e Borne. “Para a exposição por ocasião do 25º aniversário da geminação da cidade entre Leiria e Rheine, escolhemos agora obras que representam uma selecção desde o início até ao presente – uma secção transversal do seu trabalho artístico, por assim dizer. Muitas exposições com referência directa à cidade de Bentlage foram mesmo aí criadas – tais como dois objectos de livros. O trabalho de Christina Sauer mostra um bom exemplo da promoção da arte e da cultura pela cidade de Rheine, que se realiza há mais de 20 anos, especialmente no Mosteiro de Bentlage”, disse Gerrit Musekamp na abertura da exposição no fim-de-semana passado.

Christina Sauer apresenta actualmente 36 obras em Leiria. “Não tem tantas oportunidades de se apresentar no estrangeiro”, diz a artista de 46 anos de idade. Os convidados na inauguração da exposição incluíram Leirias Mayor Goncalo Lopes e a chefe do departamento de cultura Anabella Graca. E Gerrit Musekamp aproveitou a oportunidade para convidar um artista de Leiria a Rheine para o ano 2024.