Notícias

Uma visita com amigos

Auch ein Besuch in Dessau stand auf dem Programm.

A delegação da Associação de geminação de cidades de Rheine visita Bernburg no Dia da Unidade Alemã

No maravilhoso clima de Outono, o Rheinen chegou ao nosso Bernburg, onde foram calorosamente recebidos pelo comité de geminação. As primeiras notícias foram trocadas durante o jantar na Karlsplatz. Surpreendentemente, conheceram amigos de Rheine.

No domingo, um programa atarefado aguardava os parceiros. Primeiro foram ao povoado de Zickzackhausen, também conhecido como povoado de Anton Saefkow ou povoado de Friedrichshöhe, um povoado listado em Bernburg, que é considerado significativo em termos de história arquitectónica.

A Associação de Colonos de Anhalt, fundada por Heinrich Peus, construiu a maior parte das colónias em Dessau nos anos 20. A mais significativa é Dessau-Ziebigk (Knarrbergsiedlung 183 casas), onde a implementação das ideias do grande arquitecto de jardins Leberecht Migge, nomeadamente a orientação ecológica da casa e do jardim, foi realizada pela primeira vez pelo jovem arquitecto Leopold Fischer. Zickzackhausen também foi construído de acordo com este conceito em 1928. O povoado é considerado parte de Neues Bauen, embora tenha sido construído paralelamente ao trabalho da Bauhaus em Dessau, seguiu o seu próprio caminho, adoptando uma abordagem mais holística (especialmente enfatizando jardins para auto-suficiência, materiais de construção convencionais, ciclos materiais).

Durante a tarde, fomos a Dessau visitar a Bauhaus. O Bauhaus Dessau é um complexo de edifícios em Dessau-Roßlau. Foi construído de 1925 a 1926 de acordo com os planos de Walter Gropius como um edifício escolar para a escola de arte, design e arquitectura. O princípio orientador da Bauhaus era combinar a arquitectura com as outras artes como uma obra de arte total.

O próprio edifício e as casas principais erigidas nas imediações estabeleceram a reputação da Bauhaus como um “ícone do modernismo”. As partes danificadas pela guerra e alteradas estruturalmente foram em grande parte reconstruídas no espírito do original, a partir de 1965. O edifício foi restaurado e parcialmente modernizado em 1976. Entre 1996 e 2006, o edifício foi novamente restaurado e renovado de acordo com os princípios da conservação de monumentos. O complexo de edifícios tem sido Património Mundial da UNESCO desde 1996. Durante o passeio, os visitantes puderam descobrir salas históricas no edifício da Bauhaus que normalmente não são acessíveis. Estes incluíam o salão de assembleia, a sala do antigo director e uma sala de estudantes histórica. As casas principais foram também visitadas sob orientação de peritos.

O dia educacional terminou no “Saalecamper”, Bernburgs acampamento bem frequentado. A Presidente da Câmara Municipal de Bernburg, Dra. Silvia Ristow, deu as boas-vindas aos parceiros da cidade. Ela própria tinha estado em Rheine há muitos anos durante um estágio na administração da cidade, o que permaneceu uma boa memória para ela.

A Vice-Presidente da Associação de Geminação de Cidades Rheine, Irja Erben, presenteou a Senhora Presidente da Câmara com um exemplar da revista “Cinco Amigos”.ande book”.

No Schifferklause, o grupo foi servido um delicioso menu de Outono. De passagem, os participantes souberam que um segredo bem guardado foi revelado há apenas alguns dias. Um remake da série de cultos da RDA “Spuk unterm Riesenrad” está a ser filmado no parque de campismo. A equipa de filmagem chegará a 11 de Outubro. Será então difícil conseguir um quarto de hotel em Bernburg.

Os membros do comité e da direcção aproveitaram a noite para discutir o futuro da geminação da cidade. Concordaram em continuar a visitar-se regularmente e a envolver os jovens através de várias actividades no futuro.

No final da viagem, os membros Rheinevisitaram o festival da ponte em Gröna, um distrito de Bernburg. Desde 2004, o Dia da Unidade Alemã tem sido celebrado aqui todos os anos com a abertura da Ponte de Saale. Também aqui, o Senhor Presidente da Câmara, Dr. Ristow, juntamente com o Presidente da Câmara local, Manfred Bartel, deram as boas-vindas aos convidados no navio de passageiros reaberto MS Gröna. Depois destas experiências do “Brückenfest”, o grupo regressou a casa no início da tarde com grandes impressões.