Notícias

O comissionamento do investimento de 225 milhões de euros já está previsto para 2024

Avnet anuncia o início da construção do seu centro de distribuição de alto desempenho em Bernburg (Saale)

Bernburg (Saale), 07 de Setembro de 2022: “Com o início da construção de um centro de distribuição de alto desempenho para a electrónica de semicondutores e componentes electrónicos em Bernburg, nós, como empresa, podemos garantir que podemos servir as necessidades crescentes do mercado e implementar a nossa estratégia de crescimento na Europa. Estamos a investir no site e vamos assim criar várias centenas de empregos nos próximos anos” explica Slobodan Pujarevic, Presidente da Avnet EMEA. “Estamos conscientes da responsabilidade que temos com este investimento. O compromisso social e a responsabilidade, bem como a sustentabilidade, não são apenas palavras-chave para a Avnet, mas colocamo-las em prática”.

Por exemplo, o novo centro logístico poderá prescindir principalmente dos combustíveis fósseis e contar inteiramente com as energias renováveis e a electricidade verde. “Entre outras coisas, iremos instalar um sistema fotovoltaico nas superfícies do telhado e planear a implementação de outras medidas sustentáveis e amigas do ambiente”, acrescenta Roswitha Heiland, Vice-Presidente da Avnet Logistics EMEA.

Como parte da cerimónia de hoje, duas árvores simbolizando a sustentabilidade e os laços regionais da empresa foram entregues aos alunos da escola primária local “Regenbogen” e da Universidade de Ciências Aplicadas de Anhalt. “Estes serão então plantados no local após a conclusão do nosso centro de distribuição. Entretanto, estamos a entregá-los à escola primária e à universidade para cuidar deles. As duas árvores são representativas do nosso futuro compromisso social, bem como da nossa responsabilidade como futuro empregador na região”, comenta Slobodan Puljarevic.

“Com o início da fase de construção, vamos agora também avançar com o recrutamento do pessoal necessário. Ficámos positivamente surpreendidos com o feedback ou pedidos não solicitados que já tínhamos recebido após a nossa decisão de localização em Maio. A cooperação extremamente boa, rápida e produtiva com o Estado, o distrito, a cidade e os nossos parceiros também confirma que tomámos a decisão certa para esta localização, e não apenas devido à sua localização central na Europa e às convenientes ligações de transporte para o aeroporto de Leipzig-Halle”, continuou Heiland.

Tanto o Ministro Presidente da Saxónia-Anhalt, Dr Reiner Haseloff, como Sven Schulze, o Ministro da Economia, Turismo, Agricultura e Florestas do Estado, elogiaram a rápida implementação do projecto. “O assentamento de Avnet em Bernburg mostra: Saxónia-Anhalt é um local de negócios atractivo. Esta empresa é outra bandeira do nosso Estado. Os investidores são aqui recebidos de braços abertos. O Estado, os municípios e as agências de desenvolvimento económico trabalham em estreita e efectiva colaboração, permitindo assim investimentos no futuro do nosso Estado”, disse o Ministro Presidente. “A criação da AVNET é outro grande ganho para a Saxónia-Anhalt, que proporcionará numerosos empregos modernos e seguros.

e empregos seguros. Isto irá reforçar ainda mais a Saxónia-Anhalt como local de negócios”, acrescentou o Ministro dos Assuntos Económicos Sven Schulze.

Numa área de aproximadamente 190.000 m², está a ser construído um centro de distribuição de alto desempenho com vários troços de pavilhões logísticos e edifícios sociais e administrativos a montante, bem como áreas de estradas e caminhos correspondentes e lugares de estacionamento no local para automóveis (mín. 400) e camiões (mín. 22). A altura do edifício por hall situa-se entre aproximadamente 14 e 35 metros (altura exterior). Numa primeira fase de construção, será criado um total de 56.000 m² de espaço logístico, 4.600 m² de espaço de escritório e um centro de processamento de produtos (PMC) com uma área de aproximadamente 1.100 m². Estão planeadas possíveis áreas de expansão. Um total de cerca de 700 empregos deverá ser criado aqui até 2031. Com a sua localização conveniente, Bernburg (Saale) oferece uma ligação rápida e eficaz ao aeroporto de carga de Leipzig/Halle.

Com um início de construção bem sucedido em Setembro de 2022, está planeada uma comissionamento gradual para 2024. Depois, até 19.000 encomendas serão entregues aqui diariamente a mais de 30.000 clientes em todo o mundo. A localização em Bernburg (Saale) complementa os dois centros de distribuição europeus existentes da empresa em Tongeren, Bélgica, e em Poing, perto de Munique. De acordo com a empresa, o volume de investimento ascende a mais de 225 milhões de euros.

A Dra. Silvia Ristow, Presidente da Câmara Municipal de Bernburg (Saale), salientou não só a renovação da cidade de Bernburg (Saale) como local de negócios, mas também os gratificantes esforços da empresa no sentido de uma indústria ambientalmente consciente: “Temos a responsabilidade de assegurar que a nossa cidade de Bernburg (Saale) seja um local seguro, atractivo e saudável para viver e trabalhar. A protecção ambiental e climática afecta-nos a todos, de modo que a acção sustentável é hoje indispensável. Estamos, portanto, muito satisfeitos por a questão ser também de grande importância para a empresa AVNET e por a instalação de um telhado fotovoltaico, a utilização de energias renováveis e a electricidade verde reflectirem também o nosso desenvolvimento no sentido de uma indústria mais sustentável”.

“Com a recepção da primeira licença de construção, que marca o início oficial da construção, gostaríamos de agradecer a todos os envolvidos pela sua grande cooperação até ao momento. Os nossos agradecimentos vão para o Ministério da Economia, o IMG, o Investitionsbank, bem como para a cidade de Bernburg (Saale) e o Salzlandkreis pelo seu grande apoio e cooperação. Gostaríamos também de agradecer aos nossos parceiros Körber Supply Chain Automation GmbH, o grupo de empresas Max Bögl, Verdion GmbH e Tricer Management GmbH pelo seu apoio no projecto até agora e esperamos continuar esta cooperação bem sucedida na próxima fase de construção”, diz Thomas Ludäscher, Vice-Presidente Sénior & CFO Avnet EMEA. A Avnet gostaria também de agradecer aos seus parceiros Miebach Consulting e Logivest GmbH, que prestaram um apoio significativo ao grupo durante a fase de avaliação e selecção do local, entre outras coisas.