Notícias

A excitante viagem até aos parceiros – Parte 3

Museu Âmbar em Palanga e na “montanha” das cruzes

No terceiro dia da viagem dos cidadãos da associação de geminação da cidade à cidade geminada de Trakai na Lituânia, fomos a Palanga. Primeiro houve um passeio pelo parque de Palanga.

No museu do âmbar, o âmbar foi explicado aos visitantes. Desde o seu processamento até à sua utilização como medicamento.

A Montanha das Cruzes, que foi visitada posteriormente, é um local católico e de peregrinação turística.

A montanha está localizada a cerca de 12 km a norte do Stálialiai, 1,5 km a leste da estrada nacional A12, que conduz do Stáliai através de Joniškis até Riga. O nome Hill of Crosses é comum em alemão, mas devido à sua baixa altura de dez metros, o nome Hill está mais próximo. Uma escadaria estreita feita de tábuas de madeira conduz sobre a colina dupla em forma de sela. Os peregrinos costumam colocar cruzes nesta colina, muitas vezes ligadas a um desejo ou acção de graças. Na colina da cruz, o guia turístico Wolfgang Nehus explicou de onde vêm as lendas ou a história da colina da cruz. Há alguns anos atrás, Nehus tinha levado acólitos da paróquia de Santa Elisabeth para a Lituânia para entregar donativos ao lar das crianças em Trakai. Nessa ocasião, visitaram também o Monte das Cruzes e ergueram uma cruz.

O grupo chegou ao hotel em Vilnius a tempo às 19 horas e terminou o dia com um copo de cerveja e alguma vodka lituana verdadeira.