Notícias

A cidade de Rheine apela à auto-picagem

Projecto de colheita “Yellow Ribbon” contra desperdícios alimentares

As macieiras em Rheine estão sentadas cheias de frutos deliciosos. Para evitar que os excedentes de fruta se estraguem, o ZEHN – Centro de Nutrição e Economia Doméstica da Baixa Saxónia – está a iniciar pela terceira vez o projecto de colheita “Yellow Ribbon”, no qual a cidade de Rheine também está a participar. A fita amarela à volta de uma macieira mostra: Aqui, os auto-colhedores podem colher frutos para seu próprio uso, gratuitamente e sem consulta.

Rheine. Fitas amarelas adornam principalmente macieiras na zona de Rheine. A colheita dos frutos continuará até Outubro. Com a fita amarela, os proprietários de macieiras marcam as árvores das quais os auto-colhedores podem recolher gratuitamente para seu próprio uso sem consulta. Isto evita que os frutos excedentes se estraguem. Aqueles que desejam colher os seus próprios frutos devem observar o seguinte: A fruta só deve ser colhida ao alcance ou colhida do chão. A escalada de árvores não é permitida. Além disso, a Fita Amarela do Projecto Colheita não deve ser confundida com outras fitas: Na fruticultura, por exemplo, o material de ligação feito de borracha amarela é utilizado para apoiar o crescimento recto. A colheita só é permitida em locais com Fitas Amarelas ZEHN de papel e avisos de apuramento.

Website com localizações

No website www.zehn-niedersachsen.de/standortkarte os auto-picadores podem encontrar uma visão geral dos muitos locais. Em Rheine , por exemplo, é possível colher de numerosas árvores no Salinenpark. “No ano passado, as fitas amarelas colocadas pelo TBR foram removidas várias vezes por pessoas desconhecidas. No entanto, a auto-picagem também é permitida no Salinenpark”, explica Milena Schauer, Comissária Adjunta para o Planeamento e Construção. A Cidade de Rheine e as Obras Técnicas estão empenhadas na implementação do projecto de colheita na região. Qualquer pessoa que tenha vontade de salvar os alimentos da deterioração ou da colheita dos próprios frutos pode obter mais informações sobre o projecto de colheita junto de Franziska Moß da Cidade de Rheine (05971/939 460, ou no site da ZEHN em www.zehn-niedersachsen.de/gelbesband.

Antecedentes: O Centre for Nutrition and Home Economics Lower Saxony (ZEHN), sediado em Oldenburg, promove a apreciação dos alimentos para além dos tópicos de nutrição, economia doméstica e competências quotidianas. ZEHN iniciou pela terceira vez o projecto de colheita da Fita Amarela na Baixa Saxónia. No ano passado, foram distribuídas mais de 3.300 Fitas Amarelas.