Notícias

Tão perto e no entanto tão desconhecido

Na estrada nos Países Baixos com o Gabinete de Educação Política Alemã e Europeia

Os amigos na Europa não se encontram apenas em Borne, a nossa cidade gémea perto da fronteira, mas também mais longe, no “coração” dos Países Baixos. Foi isto que os participantes do seminário de estudo “Tão perto e no entanto tão desconhecido” aprenderam na semana passada. Este estudo político do país foi oferecido pela Associação Alemã e Europeia de Educação Política da Renânia do Norte-Vestefália.

O primeiro destino foi a sede do governo dos Países Baixos, Haia, liderado pelo Dr. André Böing. A cidade, que é também sede do Tribunal Penal Internacional, surpreendeu os participantes com a sua interessante combinação de arquitectura histórica e moderna da cidade.

Na quarta-feira, a Ucrânia celebrou o seu Dia da Independência. Os holandeses mostraram solidariedade ao içar as bandeiras ucranianas no centro da cidade.

A política é feita no Binnenhof e nos edifícios (modernos) circundantes. O Eerste Kamer (o Senado) e o Tweede Kamer (o Parlamento) estão aqui localizados. O Ridderzaal (Salão dos Cavaleiros) está também localizado no Binnenhof, onde o Rei entrega o Discurso do Trono na terceira terça-feira de Setembro (Prinsjesdag) e abre o novo ano parlamentar.

Os edifícios históricos e modernos caracterizam a imagem em torno do Binnenhof.

O Binnenhof está localizado no meio da cidade, por isso é difícil de perder. O edifício remonta ao século XIII e foi originalmente o alojamento de caça do Conde da Holanda. Com o tempo, foram acrescentando cada vez mais edifícios, e hoje o Primeiro Ministro holandês tem o seu local de trabalho em Binnenhof, em Haia.

O grupo turístico em frente ao Tweeden Kamer

Como as salas do “Tweeden Kammer” no Binnenhof estiveram fechadas durante alguns anos para trabalhos de renovação, o Parlamento foi transferido. Aqui, Judith Tielen, membro do Tweede Kamer e do Grupo de Contacto Alemanha recebeu os convidados. Em conversa com o político, foram discutidos tópicos como a saúde e a protecção climática. Os convidados tiveram também a oportunidade de olhar para a grande sala de sessões do Parlamento, onde estava em curso um debate geral.

Judith Tielen (r.) deu as boas-vindas aos convidados no foyer do Parlamento.
O primeiro-ministro Mark Lutte, o chefe de governo mais antigo da UE, também esteve presente no debate. No entanto, não pôde ser ouvido, uma vez que um espesso painel separava o salão do stand dos visitantes.
Judith Tielen explicou o trabalho do Parlamento no local.

Os tópicos foram explorados em maior profundidade durante uma visita à Embaixada Alemã, onde o Conselheiro da Embaixada Heinrich Rohlfing respondeu a perguntas.

Os participantes do seminário aprenderam como a cidade portuária de Roterdão se desenvolveu após a destruição e reconstrução após 1949, durante uma visita histórico-política à cidade e uma visita ao porto.

No porto do museu de Roterdão
Era assim que os cavalos costumavam ser carregados nos navios.
Navios antigos, edifícios modernos.
A ponte Erasmus(holandesa: Erasmusbrug) é uma ponte com cabo em Roterdão sobre o Nieuwe Maas, um riacho principal no Delta do Reno-Mosa. Com o nome do filósofo Erasmus de Roterdão, a ponte rodoviária, sobre a qual passa também a linha 20 do eléctrico de Roterdão, liga o centro de Roterdão ao Kop van Zuid, uma zona de desenvolvimento urbano.
O “Markthal” é um salão de mercado concluído em Roterdão em 2014. Fica no centro da cidade, não muito longe da Câmara Municipal no Coolsingel e do Hoogstraat. Este último é o local onde nasceu a cidade de Roterdão. Surpreende os visitantes com uma pintura moderna no tecto e com artefactos da história de origem de Roterdão.
A razão para a construção de um depósito de arte na cidade portuária holandesa foi o facto de o Museu Boijmans Van Beuningen, inaugurado em 1935, estar a rebentar pelas costuras. O depósito, contudo, não pretende ser uma extensão expositiva do edifício principal de tijolos, mas uma espécie de espaço de arte aberto que torna visível o trabalho sobre e com os objectos arquivados.

Aldo Lodder forneceu informações sobre o estado actual das relações económicas germano-holandesas durante uma visita à Câmara de Comércio germano-holandesa.

As alterações climáticas foram explicadas mais topicamente do que nunca durante uma visita ao Deltapark Neeltje Jans. Este é o local da Delta Works, a maior barreira de tempestade do mundo.

O último dia foi passado em Delft. O local de nascimento do pintor Jan Vermeer, mestre da luz e criador do quadro “A Rapariga com o Brinco de Pérola”, tem uma relação estreita com a família real holandesa.

Na Igreja Velha e na Igreja Nova, bem como no “Prinsenhof”, tomarão conhecimento dos fortes laços entre Delft e a família real holandesa. Na Nieuwe Kerk, a Nova Igreja de Delft, a ligação entre os Orangemen e a cidade de Delft é explicada numa exposição permanente. No Prinsenhof, William of Orange foi atingido por balas fatais em 1584. Ele foi enterrado aqui. Os restos mortais de um total de 46 membros da casa real encontram-se nas caves funerárias.

Vielas sonhadoras caracterizam o centro da cidade de Delft.
O Oude Kerk é a mais antiga das duas grandes igrejas góticas da cidade de Delft. O mais jovem e mais conhecido é o Nieuwe Kerk. A marca comercial do Oude Kerk é a torre oeste de75 metros de altura , que se inclina 1,96 metros do prumo em terreno mole.

…………………………………

A cidade inteira é atravessada por canais.
O nosso guia da cidade Klaas Huizinga em frente de um maravilhoso relevo da cidade feito de discos de porcelana Delft.
A magnífica Câmara Municipal de Delft
Johannes (Jan) Vermeer nasceu nesta casa.

O grupo de turistas foi alojado no Hotel Mercure Central, mesmo no centro de Haia. Aqui tinha curtas distâncias para o centro da cidade ao fim da tarde.

A galeria de lojas no centro da cidade.
O Palácio Real Noordeinde, no centro de Haia, é a residência oficial da monarquia holandesa e fica apenas a uma curta distância do Binnenhof, a sede do Parlamento dos Países Baixos. Wikipedia

Antecedentes:

O DEPB é uma instituição de educação cívica independente, que existe desde 1977.Quatro funcionários pedagógicos a tempo inteiro e dois funcionários administrativos organizam, em cooperação com numerosos parceiros de diferentes áreas políticas e sociais (associações locais de partidos políticos, sindicatos, grupos eclesiásticos, clubes, centros de educação de adultos, etc.), cerca de 50 seminários de estudo por ano sobre os temas da política alemã, política europeia e política geral ou internacional.Uma vez que o DEPB tem um escritório em Tecklenburg sem salas de conferência próprias, os seminários de estudo, que duram vários dias e normalmente envolvem quatro ou cinco noites de estadia, realizam-se em cerca de 25 locais diferentes em toda a Europa. Os participantes têm assim a oportunidade de aprender sobre importantes questões políticas directamente “no local” e em primeira mão; instituições importantes são visitadas e os tópicos são comunicados por oradores competentes da prática política e social.

Contacto:

DEPB

Alemanha e

Centro Europeu de Educação Política

Renânia do Norte-Vestefália

Brochterbecker Str. 28

49545 Tecklenburg

T: +49 (0) 5482 93 98-0

F: +49 (0) 5482 93 98-20

www.depb.de