Notícias

Antes da grande jogada

Como parte do redesenho do centro da câmara municipal, a biblioteca municipal deverá também ser completamente modernizada.

Localização alternativa para a biblioteca municipal de Osnabrücker Straße

Rheine. Os trabalhos sobre a “expansão funcional, reestruturação e modernização do centro da Câmara Municipal, incluindo a biblioteca” já começaram. A biblioteca municipal sairá do centro da Câmara Municipal durante a duração dos trabalhos de construção. Todos aqueles famintos por educação devem abastecer-se de meios de comunicação até sábado, 20 de Agosto de 2022, porque a biblioteca não reabrirá no local provisório até meados de Outubro. Os períodos de empréstimo não terminam até ao final de Outubro. Todos os serviços digitais da biblioteca estarão disponíveis sem restrições, apesar da mudança.

Localização temporária na Osnabrücker Straße

A biblioteca municipal de Rheine estará fechada de 22 de Agosto a meados de Outubro. Enquanto durarem os extensos trabalhos de renovação no centro da cidade, a biblioteca mudar-se-á temporariamente para Osnabrücker Straße 84 (antigo TOOM-Markt).

Como parte do redesenho do Centro da Câmara Municipal, a biblioteca municipal será completamente renovada e modernizada. A biblioteca desenvolveu um conceito que descreve os requisitos futuros para as bibliotecas devido às mudanças sociais e tecnológicas.

A biblioteca rejuvenescida tornar-se-á um ponto de encontro para a sociedade da cidade, um centro de competência digital e o portal para oportunidades de aprendizagem e educação ao longo da vida; será um local de integração e participação. A biblioteca estará localizada na sua maioria no rés-do-chão do centro da Câmara Municipal, com grandes frentes de janela viradas para a estação de autocarros e para o Staelsche Hof. Haverá uma ligação próxima a um café. A área superior da biblioteca será acedida através de uma ampla escadaria. Lá em cima há muitas estações de trabalho e salas e, como ponto alto, um jardim de leitura no telhado. “A biblioteca no centro modernizado da Câmara Municipal ajudará a manter a cidade amável e atractiva. Para as medidas de renovação necessárias, estamos, portanto, a aceitar o esforço de mudança para um local alternativo e esperamos que os visitantes da biblioteca encontrem o seu caminho para Osnabrücker Straße. Todos os serviços estarão aí totalmente disponíveis. Esperamos estar de novo em funcionamento em meados de Outubro. Naturalmente, os nossos serviços digitais estarão disponíveis 24 horas por dia sem interrupção”, comenta Elsbeth Wigger.

A biblioteca no antigo Toom-Markt em Osnabrücker Straße é de fácil acesso. Uma paragem de autocarro está quase em frente da porta, os lugares de estacionamento podem ser utilizados gratuitamente e as bicicletas também podem ser estacionadas. A sala da biblioteca é brilhante e amigável – um destaque aqui é certamente o “Muro de Berlim”. As peças originais são exibidas na área da janela. A história ganha vida aqui. “Colocamos as biografias perto destas exposições históricas”, relata Elsbeth Wigger.

A relocalização da biblioteca deverá estar concluída até ao início de 2024. Então a próxima mudança está prevista e regressará ao centro da cidade.

Destaque na casa temporária: partes originais do Muro de Berlim.

A casa temporária na Osnabrücker Straße 84.

———————————————————————————————————————————————————————————————–

Última oportunidade de empréstimo antes da mudança: Sábado, 20 de Agosto de 2022

Abertura do alojamento temporário:Meados de Outubro

O nosso horário de abertura – Centro da Câmara Municipal e instalações alternativas

Segunda-feira14 – 18 h
Terça-feira – Sexta-feira10 a.m. – 18 p.m.
Sábado10 a.m. – 13 p.m.

Foto 1 (Gabinete do Arquitecto Kresings): Como parte do redesenho do centro da Câmara Municipal, a biblioteca da cidade deverá também ser completamente modernizada.

Foto 2 (Biblioteca da cidade de Rheine):

Foto 3 (Biblioteca da cidade de Rheine):