Notícias

Fortalecerem-se uns aos outros

Projecto de raparigas no Centro S. Antonio promove a coesão

Rheine. cpr. Na terceira e quarta semana das férias, foi animado no Centro S. Antonio, o centro de encontro intercultural da Cáritas Rheine. O “Grupo Intercultural Girls’ Group” é uma oferta de cooperação do serviço especializado em migração e integração e da Euregio Comprehensive School Rheine. Durante o ano lectivo passado, tratava-se de experimentar a comunidade e fazer novos conhecimentos para as raparigas do quinto e sexto anos. Desta forma, poder-se-iam criar redes e aprofundar as competências sociais no relacionamento com outros.

Um total de 16 raparigas inscritas para este programa de férias. Kiana Aminpour, coordenadora do projecto do grupo de raparigas e membro do pessoal do Serviço de Migração e Integração, preparou as duas semanas com dois focos diferentes. Ela foi apoiada na implementação pela assistente de educação social Isabel Bachmann do projecto “Juntos na vizinhança”. Projecto “Strengthening Children – Securing the Future” do centro de aconselhamento de jovens da Associação da Cáritas Rheine.

A primeira semana foi dedicada à auto-percepção e à valorização da própria personalidade através de uma educação artística e estética dos participantes. Em cooperação com a assistente social Heike Kajüter da Caritas Children’s and Youth Home, eles criaram imagens de movimento do tamanho do corpo. Além disso, foram feitas arcas de tesouro nas quais as raparigas podem guardar tesouros pessoais, também para o futuro.

Na segunda semana, o foco estava em afirmarem-se e defenderem-se uns aos outros. Com o apoio da pedagoga social e especialista em prevenção Jutta Kleinschnitker-Dammann da Caritas Children and Youth Home, as alunas aprenderam a reagir em determinadas situações. Através de exercícios lúdicos, os participantes aprenderam a dizer claramente “Não!”, a defender-se fisicamente e a tomar consciência de onde se situam os seus limites individuais. Um ponto alto da semana foi pisar e partir tábuas, onde as raparigas podiam experimentar a sua própria força. Um papel em que os participantes praticavam como reagir ao assédio nos transportes públicos foi particularmente bem recebido. Na sessão de reflexão no final da semana, muitos dos participantes relataram que agora é mais fácil para eles dizer “Não!

Mas é claro, a diversão e o convívio também não foram negligenciados. As raparigas jogaram diferentes jogos juntas e visitaram uma “Sala de Fuga” durante ambas as semanas. Todos os dias, pratos saudáveis eram cozinhados enquanto se conversava bem. Desta forma, os participantes experimentaram o trabalho de equipa e a coesão. O programa foi financiado pelo Ministério Federal para as Famílias, Idosos, Mulheres e Jovens como parte do programa de acção “Recuperar a Corona”.