Notícias

A cidade de Rheine reduz o consumo de energia com numerosas medidas

Rheine. Há mais de 15 anos, a cidade de Rheine tem vindo a aumentar com muito sucesso as suas medidas para reduzir o consumo de energia por razões de protecção climática. Bons exemplos disto são:

  • A já bem avançada conversão para iluminação LED em todos os edifícios municipais. Estes estão equipados com detectores de movimento e controlo dependente da luz do dia.
  • Grande parte da iluminação das ruas já foi também convertida em iluminação LED. Além disso, algumas das luzes são desligadas durante a noite.
  • Em todas as renovações, conversões, adições e novos edifícios, são considerados vários sistemas de aquecimento sempre que necessário. É dada prioridade aos sistemas que não requerem combustíveis fósseis, ou pelo menos requerem quantidades muito reduzidas de combustíveis fósseis. Já em 2012, uma unidade combinada de calor e energia, que é utilizada juntamente com a piscina ao ar livre, foi instalada durante a renovação do Kopernikus-Gymnasium.
  • Desde 2011, o ginásio da Escola Integral Euregio foi aquecido com uma unidade combinada de calor e electricidade baseada em biogás, e a Escola Nelson Mandela também recebeu uma unidade combinada de calor e electricidade em 2016 e 2017, que funciona com gás neutro para o clima.
  • Além dos sistemas FV, as escolas Michael, Paul Gerhard e Canisius receberão, cada uma, uma bomba de calor.
  • Está actualmente a ser desenvolvido um conceito energético para o novo edifício da Escola Elsa Brändström. Vários sistemas de aquecimento estão a ser examinados. Não está planeado um fornecimento de calor com combustíveis fósseis. Estas medidas são também o resultado do projecto do Plano Director de Protecção Climática, que foi adoptado em 2012.
  • Ao mesmo tempo, com o projecto “Optimização do Controlo de Edifícios”, estamos a perseguir uma poupança de energia na ordem dos 10 a 15 por cento.

“Com as medidas extensivas, já há muito tempo que temos vindo a implementar muitas oportunidades de poupança. A fim de apoiar o objectivo declarado da União Europeia de encher agora os tanques de armazenamento de gás para que o fornecimento seja garantido no próximo Inverno, os peritos da administração municipal e das suas filiais trocaram intensamente ideias e identificaram um pacote de potenciais de poupança adicionais, bem como de curto prazo”, diz o Presidente da Câmara Dr. Peter Lüttmann. As medidas estão listadas no quadro abaixo.

MedidaHora de implementação
Redução da temperatura ambiente na administração, escolas e instalações públicas para o nível admissívelDesde o início do período de aquecimento
Desligar o aquecimento de água quente em edifícios públicos (se ainda estiver disponível)Curto prazo
Redução da temperatura ambiente para o nível admissível nos desportos e ginásiosa curto prazo
Maior conversão para iluminação LED em todas as áreas interiores e exterioresCurto prazo
Exame do prolongamento do apagamento nocturno da iluminação públicaCurto prazo
Conversão de gás para aquecimento a óleo em edifícios públicos equipados para o efeitoa curto prazo

“Todos os dias apelamos aos cidadãos para que poupem energia. Naturalmente, também queremos dar o nosso contributo. Cada quilowatt hora que todos poupamos juntos ajuda”, continua o Presidente da Câmara Lüttmann. Outros desenvolvimentos serão monitorizados. Numa emergência, pode também ser uma questão de fechar instalações que não fazem parte das chamadas infra-estruturas críticas. Neste caso, contudo, espera-se que os regulamentos legais sejam implementados localmente.