Notícias

Não claro contra a agressão sexual

Segurança no Emsfestival Nova campanha para mulheres

No próximo fim-de-semana (28-31 de Julho de 2022), terá início o tradicional Emsfestival, conhecido muito para além de Rheine. Durante quatro dias, as margens do Ems, o palco flutuante e o centro da cidade com os seus pubs e bares tornar-se-ão o centro absoluto da cidade.

No entanto, noites e noites exuberantes e cheias de diversão também abrigam perigos para as mulheres e raparigas. A fim de poder oferecer a maior segurança possível, o centro de aconselhamento especializado contra a violência sexual (Diakonie WesT e.V.), o responsável pela igualdade de oportunidades da cidade de Rheine e Rheine.Tourismus.Veranstaltungen.EV está a iniciar a campanha “A Luisa está aqui?

Com esta pergunta, as mulheres podem recorrer ao pessoal do balcão para obter ajuda rápida e discreta se se sentirem assediadas. O pessoal da restauração no Emsfestival também está a participar na campanha.

A ajuda pode ter um aspecto muito diferente. Por exemplo, um táxi pode ser chamado, amigos e acompanhantes das mulheres podem ser informados ou, a pedido da respectiva mulher, a polícia pode ser chamada. Luisa não só ajuda em situações concretas, a possibilidade de ajuda de baixo limiar já dá uma sensação de segurança. A campanha visa aumentar a sensibilização para a questão do assédio sexual e proteger as mulheres.

“As boas celebrações precisam de boas condições de enquadramento e de anfitriões atentos. Estamos felizes por poder implementar o relativamente novo projecto “Luisa” em eventos em Rheine. Ajuda a sensibilizar e a enviar um sinal claro contra a violência sexualizada”, explica Ria Mester, Gaby Beckmann e Anja Ohlrogge. “Queremos tornar a celebração mais segura e reduzir o limiar de inibição para pedir ajuda”, afirmam os parceiros de cooperação.