Notícias

Tranquil Enschede

Gostamos de ir a Enschede de vez em quando. A vida pulsa aqui, as pessoas são interessantes e as lojas são excitantes. Mas hoje em dia, também temos a experiência de que Enschede tem os seus lados sossegados no Jakobuskerk.

Os magníficos arcos, ângulos e nichos, assim como a incidência especial da luz na arquitectura do octogonal São Jacobuskerk fazem desta igreja uma das mais belas de Enschede.

Em 1931, os arquitectos H.W. Valk e J.M. Sluymer foram encarregados de projectar uma igreja católica romana (St. Jacobus de Meerdere=James the Elder). No lado sul do “Grote Markt” havia uma igreja com o mesmo nome construída em 1841/42 de acordo com o desenho de Kram. Esta igreja incendiou-se completamente no incêndio devastador de 1862. Em 1863, uma basílica neo-gótica de três nave foi construída de acordo com o desenho de Van de(n) Brink. Esta igreja de São Jacob teve de ser substituída na década de 1920. A comissão especificou um edifício central com duas cúpulas, o que deu à congregação uma vista do altar de três lados. A escolha do tipo de igreja e do estilo arquitectónico utilizado surgiu da insatisfação com o padrão de construção da igreja na década de 1920 e com a influência demasiado forte do estilo gótico.

Arquitectonicamente, a igreja foi construída no estilo neo-românico, embora com arcos pontiagudos, e o efeito espacial é bizantino.

Jacobuskerk

Oude Markt 1