Notícias

Filhos da separação e do divórcio

Início do grupo a partir de 13 de Setembro

Rheine. cpr. Na Alemanha, mais de 130.000 crianças são afectadas anualmente pela separação ou divórcio dos seus pais. Já um em cada três casamentos é divorciado. Uma tendência crescente pode ser observada após a situação de dois anos na Corona. Para as crianças, a separação ou divórcio dos pais significa que têm de lidar com uma profunda remodelação do seu ambiente de vida. O “caos interior” nesta situação de convulsão não é raramente expresso pelos rapazes e raparigas afectados em sintomas físicos ou problemas de comportamento. As crianças ficam visivelmente tristes, retiram-se, roubam ou caem significativamente no seu desempenho na escola. O leque de reacções possíveis à situação do divórcio é diversificado.

No grupo, as crianças trabalham com o pessoal do centro de aconselhamento a um nível lúdico e linguístico para encontrar ajuda para a sua nova situação de vida. São discutidas as esperanças de uma possível reunião dos pais, são praticadas estratégias para a resolução de problemas emocionais e é dada informação em termos legais de uma forma apropriada para as crianças. Em qualquer caso, a troca mútua entre os rapazes e as raparigas tem um efeito aliviador significativo sobre as crianças. Em paralelo com o programa de grupo para as crianças, é oferecido trabalho com os pais. Os pais são ajudados a compreender a perspectiva dos seus filhos e a distinguir entre o “nível do casal” e o “nível dos pais” nas suas próprias reacções à situação de separação e divórcio.

O grupo deste ano para filhos de separação e divórcio está planeado para começar no dia 13 de Setembro. Seis crianças com idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos tratarão do tema da separação e do divórcio num ambiente protegido durante dez reuniões de grupo.

Os pais interessados de Rheine, Neuenkirchen e Wettringen podem contactar Marlies Suthoff e Christian Niemann no centro de aconselhamento da Lingener Straße 13 em Rheine no dia 05971 862-261 para obterem informações e registarem os seus filhos.