Notícias

No coração do Harz

A segunda paragem do dia a caminho de Bernburg foi em Wernigerode.

O nosso “repórter ciclista”, Nico Gosselt, em frente da histórica câmara municipal de Wernigerode.

A Câmara Municipal de Wernigerode é um dos edifícios mais famosos da cidade de Harz. O edifício, que está localizado directamente na praça do mercado, é um motivo de fotografia popular para os visitantes da cidade.

Câmara Municipal de Wernigerode como um íman de visitantes

A Câmara Municipal de Wernigerode foi mencionada pela primeira vez num documento em 1277. O edifício em meia esquadria de origem gótica tardia, que sobreviveu até aos dias de hoje, foi construído no século XV. Em meados do século XVI, a Câmara Municipal de Wernigerode teve a sua aparência final.

Outrora construída como um spelhus, a actual Câmara Municipal de Wernigerode serviu os Condes de Wernigerode como tribunal e local para vários espectáculos medievais.

Os convidados da cidade que visitam hoje a Câmara Municipal de Wernigerode podem maravilhar-se com a decoração figurada, para além de uma notável construção em meia esquadria. As figuras de madeira retratam sobretudo artesãos, bobos e santos.

História da Câmara Municipal de Wernigerode

O local da actual Câmara Municipal de Wernigerode foi em tempos ocupado por um guildhall, coisa e casa de jogos mencionado pela primeira vez num documento em 1277. A última contagem de Wernigerode doou-o à cidade pouco antes da sua morte em 1427. Dois anos mais tarde, a cidade ergueu um edifício sólido com uma adega de vinhos e um grande quarto de hóspedes. Para além das audiências judiciais, foram realizados vários festivais e celebrações neste edifício. Também se realizaram aqui representações teatrais de actores e cantores itinerantes.

Após um incêndio em 1455, que chegou até à Câmara Municipal de Wernigerode, foi construído um Ackerbürgerhaus a oeste em 1480. Esta passou a ser propriedade da cidade em 1530. Já em 1494, foi acrescentado à Câmara Municipal de Wernigerode de hoje um andar de meia-leca. Quando em 1528 outro incêndio na cidade foi ateado, o Spelhus foi preservado. Nessa altura, a Câmara Municipal decidiu convertê-la em Câmara Municipal. A construção levou um total de cinco anos.

A empena pesada, outrora existente, foi demolida com excepção das janelas e substituída pelo telhado, que foi preservado até aos dias de hoje. Os quartos administrativos foram criados a partir dos cofres do quarto de hóspedes. O salão de banquetes foi preservado até 1874. Em 1543, a torre sineira foi acrescentada ao telhado. A atraente escadaria exterior que conduz ao salão de banquetes foi deslocada para dentro.

Na altura do Gründerzeit, não foi dada importância ao aparecimento da Câmara Municipal de Wernigerode. A extensão à esquerda, datada de 1689, foi demolida em 1872/74. Em 1912, foi aqui construída uma sala de núpcias. Depois de mais obras de renovação e ampliação de 1936 a 1939, foram acrescentados vários edifícios novos, tais como uma caixa de poupança junto à Câmara Municipal de Wernigerode. O salão de banquetes foi reconstruído e o antigo Waaghaus foi ampliado. (eikipedia)