Notícias

Comemoração honrosa do 99º aniversário do memorial de guerra dos Waldau

Oberbürgermeisterin Dr. Silvia Ristow legte am restaurierten Ehrenmal einen Blumenstrauß nieder.

Por ocasião do 99º aniversário da erecção do memorial de guerra em Maio de 1923, a cidade de Bernburg (Saale) tinha convidado para uma comemoração pública no Cemitério III.

Numerosas pessoas interessadas aceitaram o convite e visitaram o memorial de guerra e seleccionaram sepulturas históricas juntamente com o Senhor Presidente da Câmara Dr. Silvia Ristow, Dr. Lambrecht Kuhn, Presidente da Comissão Alemã de Graves de Guerra no Salzlandkreis e Joachim Grossert.

A história do memorial de guerra

Na década de 1920, numerosos monumentos e placas comemorativas foram erguidos em Bernburg (Saale) para os mortos, desaparecidos e falecidos da Primeira Guerra Mundial. A Paróquia Waldau Stefanus foi a primeira paróquia em Bernburg (Saale) a construir um grande memorial, que foi inaugurado em Maio de 1923.124 nomes de vítimas são gravados nas lajes de arenito. Na década de 1960, a área em redor do memorial tinha crescido demasiado e muitas das vítimas de guerra tinham sido esquecidas. Como resultado, o memorial foi recordado por apenas alguns.A fim de tornar o memorial novamente acessível ao público e assim enriquecer os lugares de cultura comemorativa na cidade, o memorial foi transferido para o Cemitério III em 2020, com base numa iniciativa privada.

Heinz Gorris de Bernburg organizou a transferência do memorial de uma propriedade privada para o Cemitério III a expensas suas, em cooperação com a cidade de Bernburg (Saale) e o Gabinete Estatal para a Protecção de Monumentos e Arqueologia.