Por ocasião do 99º aniversário da erecção do memorial de guerra em Maio de 1923, a cidade de Bernburg (Saale) tinha convidado para uma comemoração pública no Cemitério III.
Numerosas pessoas interessadas aceitaram o convite e visitaram o memorial de guerra e seleccionaram sepulturas históricas juntamente com o Senhor Presidente da Câmara Dr. Silvia Ristow, Dr. Lambrecht Kuhn, Presidente da Comissão Alemã de Graves de Guerra no Salzlandkreis e Joachim Grossert.
A história do memorial de guerra
Na década de 1920, numerosos monumentos e placas comemorativas foram erguidos em Bernburg (Saale) para os mortos, desaparecidos e falecidos da Primeira Guerra Mundial. A Paróquia Waldau Stefanus foi a primeira paróquia em Bernburg (Saale) a construir um grande memorial, que foi inaugurado em Maio de 1923.124 nomes de vítimas são gravados nas lajes de arenito. Na década de 1960, a área em redor do memorial tinha crescido demasiado e muitas das vítimas de guerra tinham sido esquecidas. Como resultado, o memorial foi recordado por apenas alguns.A fim de tornar o memorial novamente acessível ao público e assim enriquecer os lugares de cultura comemorativa na cidade, o memorial foi transferido para o Cemitério III em 2020, com base numa iniciativa privada.
Heinz Gorris de Bernburg organizou a transferência do memorial de uma propriedade privada para o Cemitério III a expensas suas, em cooperação com a cidade de Bernburg (Saale) e o Gabinete Estatal para a Protecção de Monumentos e Arqueologia.