Notícias

“Gosto de ir trabalhar todas as manhãs”

Leiter der Caritas-Emstor-Werkstätten, Markus Döpker, (links) und Rita Stecker-Schürmann, Inklusionsbegleiterin der Caritas-Emstor-Werkstätten (rechts) freuen sich mit Ivan (3. v. l.), der im Dorfladen Rodde einen Außenarbeitsplatz gefunden hat. Meike Pruhs (2. v. l.) und Heike Vienerius (4. v. l) von der Dorfladen Rodde UG sowie Marktleiter Franz-Josef Diekmännken (6. v. l.) sind begeistert von Ivans Einsatz.

Loja da aldeia Rodde dá a um empregado da oficina um trabalho externo

Rheine-Rodde. cpr . O trabalho na loja da aldeia de Rodde não é apenas um trabalho para Ivan Danneberg. É o seu passo de volta à vida independente que outrora viveu. É a vida que ele viveu antes de adoecer. De repente, devido a doença, já não podia fazer face às exigências do mercado de trabalho primário. Em 2020, iniciou uma acção de formação profissional nas oficinas da Caritas Emstor para descobrir que condições de trabalho poderia enfrentar e que actividades seriam adequadas para ele. Agora encontrou o seu local de trabalho em Rodde. É uma tarefa que o desafia, mas que não o sobrecarrega. Há uma coisa que ele não quer: voltar a adoecer. O estágio que inicia na loja da aldeia Rodde no início de Dezembro de 2021 é o primeiro passo de Ivan Danneberg para participar no trabalho no mercado de trabalho geral. E embora caminhe todos os dias em direcção à loja da aldeia, continua funcionário das oficinas da Cáritas-Emstor e aprecia a segurança de um local de trabalho amigo das pessoas com deficiência.

Desejo de uma vida com mais independência

O jovem de 31 anos começou a sua vida profissional de uma forma normal. No entanto, tudo se revelou diferente e ele teve de interromper o seu treino devido a doença. Uma reabilitação trouxe a realização de que precisava de apoio, tanto na sua vida pessoal como profissional. Hoje, vive numa comunidade de partilha plana gerida pela Cáritas. No entanto, está a trabalhar para voltar a levar uma vida completamente independente. “Um apartamento próprio seria óptimo”, deseja Ivan Danneberg. Profissionalmente, encontrou o seu lugar nas oficinas da Caritas Emstor em 2020. Depois veio a oferta de emprego da loja da aldeia de Rodde, que foi dada a conhecer através do apoio à inclusão na oficina. Danneberg mostrou-se imediatamente interessada. Após um período preparatório, completou um estágio de trabalho e passou agora para um trabalho externo na oficina na loja da aldeia de Rodde.

Caminho possível para o mercado de trabalho em geral

Ivan Danneberg sente-se em casa na loja da aldeia de Rodde e é apaixonada por trabalhar aqui em todas as áreas. Para ele, é um passo em direcção a uma vida independente.

“Ivan é realmente um grande membro da equipa. Ele é um empregado igual e é um membro permanente da equipa – mesmo que não tenha um bom dia”, explica Heike Vienerius da Roda Dorfladen. Logo no início, a equipa Dorfladen entrou em contacto com o conselheiro de inclusão da

Rita Stecker-Schürmann das oficinas da Caritas Emstor. “Sempre quisemos dar emprego a pessoas com deficiência”, recorda Meike Pruhs, um dos iniciadores da loja da aldeia. “A cooperação com empresas e empresas da região local para criar empregos externalizados é muito importante para os workshops da Caritas-Emstor”, explica o chefe dos workshops, Markus Döpker. E para Ivan Danneberg também houve surpresas positivas: Contrariamente às expectativas, aventurou-se em vendas a seu próprio pedido, foi à caixa registadora e ao balcão de carnes e salsichas, como é óbvio, e serviu os clientes.

As oficinas da Cáritas apoiam os empregados de uma forma orientada

“O facto de Ivan se ter adaptado tão bem deve-se também, em parte, à boa preparação nos workshops. Isso surpreendeu-nos realmente de uma forma positiva”, sublinha Bernhard Heeke da loja da aldeia de Rodde. Os participantes na área da formação profissional dos seminários da Caritas Emstor recebem apoio individual e direccionado. Na fase de diagnóstico, é determinado quais as competências e qualificações disponíveis que podem ser desenvolvidas. Os participantes podem experimentar as suas competências em vários ofícios do comércio, indústria e serviços e adquirir qualificações parciais. “Através de estágios internos nos grupos de trabalho dos workshops e estágios em empresas e instituições, aprofundam os seus conhecimentos e formam para fazer face às mudanças e também às exigências crescentes”, explica Rita Stecker-Schürmann. Durante o tempo da formação profissional, é também muito importante enfrentar a doença ou a deficiência recentemente adquirida e aprender a lidar com ela de forma positiva. Ivan encontrou agora o seu caminho e espera trabalhar todos os dias na loja da aldeia de Rodde.

Caixa de informação: Dorfladen Rodde

A Dorfladen Rodde abriu as suas portas a 17 de Novembro de 2021 e oferece um fornecimento local a uma curta distância a pé em Rodde. É o empregador para oito empregados, incluindo um emprego para pessoas com deficiência. Para além de uma extensa gama básica, os clientes encontrarão também mercadorias da região, produtos cozinhados e um balcão de carnes, enchidos e queijos. Mais informações estão disponíveis aqui: www.dorfladen-rodde.de.

Palavra-chave: Caritas Emstor Workshops

As oficinas da Caritas Emstor da Caritas Rheine são uma oficina reconhecida para pessoas com deficiência (WfbM). Em três locais, oferecem formação profissional, reabilitação e participação no trabalho a cerca de 500 pessoas com deficiência. As pessoas são individualmente apoiadas de acordo com o seu tipo de deficiência – mental, intelectual, física ou severamente múltipla. As actividades são adaptadas aos desejos e possibilidades da pessoa. As oficinas da Caritas Emstor são um parceiro para a indústria, artesanato e serviços e realizam tarefas de acordo com a norma DIN ISO 9001:2015. Mais informações estão disponíveis aqui https://www.caritas-rheine.de/emstorwerkstaetten.