Notícias

Enorme decisão de investimento para Bernburg

A empresa americana Avnet Inc. investe num centro de distribuição de alto desempenho para a electrónica de semicondutores

“Para servir o crescente mercado de semicondutores e componentes electrónicos e como parte da implementação da estratégia de crescimento da Avnet na Europa, bem como para assegurar o nosso elevado nível de serviço ao cliente, iremos investir num centro de distribuição de alto desempenho em Bernburg com aproximadamente 56.000 metros quadrados de espaço logístico para componentes electrónicos, incluindo electrónica de semicondutores, e criar várias centenas de empregos”. Isto foi anunciado hoje por Slobodan Puljarevic, Presidente da Avnet EMEA, numa conferência de imprensa na Câmara Municipal de Bernburg.

Puljarevic explicou que a localização central na Europa, bem como a ligação conveniente ao hub da DHL no aeroporto de Leipzig-Halle foram decisivos para a localização.

O início da construção está previsto para Setembro de 2022, com comissionamento gradual em 2024, quando a empresa planeia entregar até 19.000 encomendas por dia aos seus mais de 30.000 clientes em todo o mundo. A empresa está assim a complementar a sua carteira, que até agora tem sido servida a partir de dois centros de distribuição europeus em Tongeren, Bélgica, e em Poing, perto de Munique.

“Vamos começar a recrutar o pessoal necessário passo a passo, dependendo da fase de construção”, acrescentou Roswitha Heiland, Vice-Presidente da Avnet Logistics EMEA. No futuro, iremos procurar empregados de logística, bem como chefes de equipa para vendas, administração e recursos humanos, especialistas para exportação e importação, gestão de transportes, gestão de qualidade, peritos em TI, engenheiros, técnicos e empregados em gestão de instalações. No futuro, as partes interessadas podem informar-se sobre vagas na página de carreiras do nosso sítio web (www.avnet.eu)”.

Sven Schulze, Ministro da Economia, Turismo, Agricultura e Florestas da Saxónia-Anhalt, congratula-se com o estabelecimento da empresa na Saxónia-Anhalt. A Avnet faz assim parte de um grande grupo de empresas americanas que investiram um total de quase meio bilião de euros na Saxónia-Anhalt e criaram ou asseguraram mais de 5.000 postos de trabalho. “O facto de com a Avnet outra empresa globalmente activa estar a chegar à nossa região deixa-nos Saxónia-Anhalters orgulhosos e mais uma vez dá um impulso a toda a indústria nacional. Localizado no coração da Alemanha, o nosso estado federal é um local atractivo para empresas de todo o mundo. O desenvolvimento contínuo do sector empresarial na Saxónia-Anhalt continuará a ser uma alta prioridade para nós no futuro”.

A Dra. Silvia Ristow, Presidente da Câmara da cidade de Bernburg (Saale) também ficou satisfeita com este espectacular investimento para a cidade de Bernburg (Saale): “Estamos muito felizes por, juntamente com os nossos parceiros, termos conseguido fazer uma oferta convincente. O terreno de construção na zona industrial de Bernburg Oeste com cerca de 190.000 metros quadrados cumpre todos os requisitos que a empresa necessita. A Avnet complementa aqui a família internacional, enriquece-nos enquanto localização empresarial e, com a instalação de um sistema de telhado fotovoltaico, a utilização de electricidade verde e a sua eco-certificação, tem também em conta o nosso desenvolvimento no sentido de uma indústria mais sustentável”.

“A nossa aplicação e não menos importante a rápida criação das condições de planeamento aqui no local deram os seus frutos. Os meus agradecimentos vão para todos aqueles que fizeram campanha por Bernburg como local nos últimos meses. O projecto não só dará um novo impulso ao desenvolvimento em Bernburg, mas é também mais um marco no nosso caminho para nos tornarmos uma Junção de Silício”, disse Thomas Einsfelder, Director Geral da Investitions- und Marketinggesellschaft Sachsen-Anhalt mbH (IMG), cuja equipa tem vindo a coordenar e a apoiar o assentamento Avnet nas imediações do segundo maior aeroporto de carga da Alemanha em Leipzig/Halle desde o contacto inicial através da empresa Logivest em Dezembro de 2020.

Thomas Ludäscher, Vice-Presidente Sénior & CFO Avnet EMEA acrescentou em conclusão: “Gostaríamos de agradecer ao Ministério da Economia com o IMG e o Investitionsbank, bem como à cidade de Bernburg e ao Salzlandkreis pelo seu grande apoio e cooperação. Muito obrigado também aos nossos parceiros Logivest GmbH, Miebach Consulting, Verdion GmbH, Tricer Management GmbH e ao grupo de empresas Max Bögl, que nos apoiaram na realização”. De acordo com a empresa, o volume de investimento ascende a mais de 225 milhões de euros.