Notícias

Dia Nacional da Memória Quarta-feira 4 de Maio

O Dia Nacional da Memória, o dia em que comemoramos os civis e militares, que morreram no Reino dos Países Baixos, ou em qualquer outra parte do mundo, desde o início da Segunda Guerra Mundial, em situações de guerra e durante missões de paz, terá lugar em Borne da seguinte forma

Quarta-feira, 4 de MaioBorne18.00: Colocação de flores no monumento em Parallelweg (em frente à estação) e depois (aproximadamente 18.15 hrs.) colocação de flores no Cemitério Judaico no Twijnerstraat.

Borne20.00: Colocação de flores no monumento em frente do antigorestaurante Dorset” da Câmara Municipal.Serviço de comemoração/marcha silenciosaA comemoração no centro de Borne, no monumento em frente ao restaurante Dorset, será precedida por um serviço memorial.

Este ano celebramos 77 anos de liberdade, pelo que a Fundação Borne organiza em cooperação com o Conselho de Igrejas e a Câmara Municipal de Borne esta reunião que terá início às 19.00 horas e terá lugar na antiga Igreja Protestante na antiga Kerkstraat.

Durante esta reunião, o Presidente da Câmara Jan Pierik e o Pastor Jurgen Jansen prestarão atenção ao tema nacional Liberdade na Unidade.

Coro: Twents Liturgiekoor dirigido por Jan van der Beek, pianista Jos Beunders, declamação: Marit Jannink.

Depois, há uma procissão silenciosa até ao monumento. A procissão partirá aproximadamente às 19.35 hrs. do ponto de encontro da antiga Igreja Protestante. Rota: Oude Kerkstraat, Hambroickstraat, Brinkstraat, Ennekerdijk, Grotestraat, Abraham ten Catestraat, Pietmanskolkstraat.

+/- 19,50 hrs: Chegada ao monumento em frente ao restaurante Dorset19.59 hrs: Último Post20.00 – 20.02 hrs: Silêncio20.02 hrs: Os Wilhelmus

Seguido da colocação de flores pelo colégio de prefeitos e vereadores, a antiga resistência, o conselho municipal, os Veteranos Borne, o Comité Laranja, o Conselho de Igrejas e os cidadãos. A comemoração será musicalmente acompanhada por Het Stedelijk Orkest Borne.Hertme18.45 hrs.: Colocação de flores no túmulo do Sr. H.W. Oude Egberink no cemitério do R.K.Acompanhamentomusical: Fanfarra de São Gregório

Vizinhança ‘t Hesseler19.19.00 hrs.: Lançamento de flores no Landkruis na Mekkelhorstweg.

Zenderen20.00: Colocação de flores no monumento sobre o Elhorst-Vloedbelt. A partir das 19.45 h: Música coral, 19.59 h: Último Correio e das 20.00 às 20.02 h: Momento de silêncio seguido da colocação de flores e do Hino Nacional.

BandeirasA partir das 18.00 h até ao pôr-do-sol (aproximadamente 21.10 h) as bandeiras de todos os edifícios públicos serão penduradas a meio mastro. Os residentes de Borne são convidados a seguir este procedimento.

Pôr-do-sol21.10 hrs: Unidos na luz. Os residentes de Borne são convidados a acender uma vela dentro ou fora.

Anúncio adicionalPara que a colocação da flor no monumento em frente ao restaurante Dorset no Grotestraat tenha lugar da forma mais digna possível, as seguintes estradas serão bloqueadas entre as 19.30 e as 20.30 hrs:

1. Grotestraat/Aanslagsweg

2. Grotestraat/Hospitalstraat

3. Grotestraat/Dorsetplein/Marktstraat

4. Praça do mercado perto da Câmara MunicipalQuinta-feira, 5 de MaioA 5 de Maio, o tricolor nacional será içado das 06.01 hrs (nascer do sol) até às 21.12 hrs (pôr-do-sol). Às 08.00 hrs. será restaurado um antigo costume de 1945. A partir desse momento, os sinos da igreja tocarão durante alguns minutos em Borne, Hertme e Zenderen, como um sinal de que a paz estava próxima. No monumento municipal em frente ao restaurante Dorset, junto ao tricolor nacional, serão içadas as bandeiras britânica e canadiana, em honra dos libertadores de Borne.