Notícias

Gosto cultural agora livre de encargos

Dr. Christiane Kerrutt vor Stadtansicht im Eingangsbereich zum Moriensaal

O Museu Falkenhof reabre – A entrada é gratuita

A partir de hoje, o Museu Falkenhof Rheine está novamente aberto após os trabalhos de reparação. A partir de agora, aplica-se uma importante mudança: a entrada na exposição permanente é gratuita, em todos os dias de abertura e para visitantes de todas as gerações. Isto foi explicado por Christiane Kerrutt, assistente de pesquisa nos museus municipais.

Como tudo começou

O Falkenhof é considerado como a origem da cidade de Rheine. Com mais de mil anos, o pátio, que agora é usado como museu, leva ao fundo o passado da cidade Ems. Em 838, o Imperador Luís o Pio doou a fazenda, então conhecida como “Villa Reni”, à abadia imperial de Herford, que a partir de então a alugou a famílias nobres. A propriedade recebeu o seu nome no século XIV pela família inquilina von Valke. Cerca de 200 anos mais tarde, a conhecida família nobre de Westphalian von Morrien mudou-se e conduziu a propriedade ao seu auge: mandaram reconstruir o complexo num edifício barroco de três alas com uma escadaria aberta e uma fonte característica de pombo, dando-lhe o seu aspecto actual elegante.

Um museu moderno no pátio de um fidalgo histórico.

Hoje, o Falkenhof é um dos museus mais versáteis e interessantes de Münsterland, onde não só a cultura aristocrática vestefaliana é trazida de volta à vida: O impressionante Morriensaal, por exemplo, com seu raro teto de madeira pintado do início do século 17, é um lembrete da história da casa. O sótão, que em tempos serviu de celeiro, alberga agora uma extensa colecção gráfica. A arte da Idade Média à era moderna é mostrada na “Colecção Kasimir Hagen”, que remonta a um coleccionador privado. O departamento de história da cidade fornece insights sobre o desenvolvimento de Rheine com muitos testemunhos originais: desde os primeiros achados arqueológicos até as pinturas modernas do artista nascido em Rheine, Carlo Mense. Salas com atmosferas muito diferentes, exposições pouco usuais e duas estações de mídia interativas convidam os visitantes a explorar e descobrir em profundidade.

O maior tesouro – uma pilha de vidro partido

Quando as últimas reformas no Falkenhof estavam sendo preparadas no período que antecedeu o REGIONALE 2004, foram descobertas passagens subterrâneas durante as escavações. Datavam do século XVII e serviam como um sistema de canais. Também foram usados pelos moradores como fossas de lixo. Agora, porém, eles encontraram menos desperdício do que verdadeiros tesouros – um espetáculo arqueológico. Do sistema de canais ramificados, 21.000 fragmentos de vidro, cerâmica, porcelana, metal, madeira e couro foram recuperados, restaurados e pesquisados. Hoje estão expostos na cave abobadada do Falkenhof e proporcionam uma visão única da vida anterior dos habitantes aristocráticos da casa.

Resolução do Comité Cultural

Reiner Gedamke, empregado do Falkenhof, traz a placa dizendo “Admissão livre” em frente ao Falkenhof.

O Comitê Cultural da Cidade de Rheine decidiu conceder entrada gratuita nas exposições permanentes, inicialmente por um período experimental de três anos, em todos os três museus municipais. Exposições e ofertas especiais, como visitas guiadas públicas ou privadas, continuarão a estar sujeitas a uma taxa. A cidade de Rheine é pioneira na região com esta política cultural. As barreiras para visitar museus devem ser removidas; as portas dos museus se abrirão mais amplamente para novos visitantes, incluindo visitantes jovens, e para pessoas de todos os grupos sociais. Mas visitantes regulares e “visitantes ocasionais”, como turistas na ciclovia Ems, também serão beneficiados. Afinal, agora vale a pena ir ao museu para uma breve visita aérea, mesmo que talvez você só queira olhar para uma única obra de arte ou ter uma visão inicial das coleções. A entrada gratuita é acompanhada por uma vasta gama de actividades educativas.

Endereço

Museu Falkenhof – Tiefe Straße 22 – 48431 Rheine

Horário de funcionamento

Ter – Sábado 14 – 18 h e Dom 10 – 18 h

dias de Páscoa

Sexta-feira Santa e Sábado Santo 14 – 18 h/ Domingo de Páscoa e Segunda-feira de Páscoa 10 – 18 h

Contato

Gabinete de Visitantes dos Museus Municipais de Rheine

Tel. 05971 – 920610