Notícias

A ceifa extensiva melhora a biodiversidade

No ano passado, o município iniciou um extenso corte de relva nas áreas públicas de, em particular, Bornsche Maten e Veldkamp. Esta forma de corte é resultado de considerações de custo, mas também contribui positivamente para a biodiversidade. Ervas e flores ganham mais espaço, criando um melhor ambiente de vida para os insetos e a natureza floresce mais. O corte extensivo será estendido a outras partes das áreas públicas em Borne.

Devido a considerações de custo, o município de Borne quer cortar gramados maiores em Borne, ao lado dos Bornsche Maten e Veldkamp, com menos frequência a partir desta estação. Uma grande vantagem é que isto cria um bom ambiente de vida para os insectos. Ervas e flores vão ter mais espaço.

InsectosA riqueza das espécies de animais, plantas e flores está sob pressão, assim como o ciclo da natureza. Os insectos, por exemplo, polinizam as culturas, vivem de flores e plantas e são eles próprios alimento para os pássaros. Mas também funciona de outras formas. Pense na lagarta processionária de carvalho. Tem uma erva como planta hospedeira. Ao cortar menos intensamente, estas ervas podem estabelecer-se nos relvados, criando um melhor ambiente de vida para insectos como a lagarta processionária do carvalho. Quanto melhor o habitat para os insetos, menor a chance de incômodos destas lagartas nos próximos anos.

Limitar o incômodoOmunicípio permite que a grama cresça em lugares onde não é incômodo. Ao redor desses gramados, uma faixa é cortada intensamente para evitar que a estrada fique suspensa. A nova abordagem resulta em uma mudança de imagem no espaço público. Muitas pessoas terão que se acostumar a isso. O município está ciente disso. O corte intensivo limita o inconveniente.

O corte extensivo envolve o corte de relva duas vezes por ano. A primeira rodada de corte terá lugar por volta de Junho, a segunda por volta de Outubro.