Notícias

Coletes à prova de bala para o pessoal administrativo

Associação de geminação de cidades doa 10.000 euros para manter infra-estruturas em Ivano-Frankivsk VeA cidade geminada de Trakai organizadoação

RHEINE/TRAKAI. O pedido de ajuda era tão incomum quanto urgente: o prefeito da cidade ucraniana de Ivano-Frankivsk pediu à cidade gêmea lituana de Trakai para ajudar na aquisição de coletes à prova de bala. A razão: os funcionários da administração municipal de Ivano-Frankivsk, que trabalham na segurança de infra-estruturas críticas, precisam desta protecção. Os mísseis russos já tinham atingido a cidade de 230000 habitantes na Ucrânia ocidental. Os motoristas de ônibus não são os únicos que viajam sob constante ameaça às suas vidas.

O pedido de ajuda chegou à Associação Rheine Town Twinning por telefone durante a série de discussão “Friends of the Town Twinning” na quarta-feira, na cafeteria do Bönekerskapelle. O município de Trakai, a quem a associação de geminação Rheine tinha oferecido apoio financeiro para as suas cidades gêmeas ucranianas, perguntou especificamente se também poderiam ser disponibilizadas doações para estes coletes à prova de bala.

“A votação do conselho foi muito rápida. No mesmo dia, transferimos 10.000 euros para os nossos parceiros lituanos. Com isso, 50 desses coletes podem agora ser comprados para auto-proteção”, disse Reiner Wellmann, presidente da Associação de Geminação da Cidade de Rheine. No início, o pedido de ajuda tinha deixado as pessoas um pouco confusas, porque os suprimentos de alívio são geralmente entendidos como medicamentos, alimentos, bancos de energia, tochas ou suprimentos para pessoas feridas e doentes. “Mas desde o início, procedemos de acordo com o lema de que as pessoas no terreno podem decidir melhor qual a ajuda que é realmente urgente no momento. É por isso que pedimos uma campanha de doação”, continua Wellmann.

A resposta de Trakai foi imediata: “Obrigado, obrigado, obrigado”. Vamos comprar coletes à prova de bala e outros produtos para Ivano-Frankivsk amanhã”, anunciou o escritório do prefeito Andrius Satevicius. E assim o transporte de coletes de protecção da Lituânia está provavelmente actualmente a caminho da Ucrânia ocidental.

A associação de geminação gostaria de agradecer a todos os doadores que até agora disponibilizaram cerca de 21.000 euros. Na semana passada, a associação de geminação já tinha transferido 5000 euros para a Trakai. Este dinheiro foi usado para comprar medicamentos que estão actualmente a ser levados para um hospital militar em Luzk. Muitos civis feridos também são lá tratados. Foto: Tagesschau

As doações ainda são urgentemente necessárias. Através dos seus contactos com a Trakai, a Associação de Geminação de Cidades assegura uma ajuda direccionada e rápida na Ucrânia.

Conta de doação: IBAN DE 65 4935 0005 0000 0642 53 no Stadtsparkasse Rheine. Palavra-chave: Campanha de doação Ucrânia. Se você gostaria de um recibo de doação, por favor indique seu endereço ao fazer a transferência.