Notícias

Refugiados de guerra chegam a Leiria com boa saúde

Outro ônibus com pessoas da Ucrânia é esperado na quinta-feira – Gertrudenstift fornecerá novamente acomodação para pernoite

LEIRIA/RHEINE. A cidade de Leiria recebeu um grupo de 51 refugiados ucranianos no final da noite de segunda-feira. Eles tinham chegado a Varsóvia na semana passada, depois de um longo vôo das cidades da Ucrânia. O grupo tinha passado a noite de sábado a domingo em Rheine, no Gertrudenstift. Para a maioria deles, foi a primeira noite numa cama quente depois de dias de voo.

Deste grupo, que inclui 25 crianças e jovens até 20 anos, 19 entre 21 e 50 anos e seis acima de 50 anos, 31 estão sendo acomodados em casas de amigos e 20 no estádio municipal. Três partem para a Bélgica no autocarro fornecido pelo município de Leiria.

À chegada, o Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, acolheu os refugiados em nome do povo de Leiria e reiterou que o município e a comunidade cívica vão continuar a prestar assistência humanitária à população ucraniana.

O município de Leiria instalou um centro de acolhimento temporário para refugiados no estádio municipal Dr Magalhães Pessoa, onde duas dúzias de camarotes da equipa foram convertidos em quartos com 54 camas.

Ao lado do estádio, uma rede desenvolvida através da cooperação de empresas e instituições como a Secil na Maceira e o Seminário Diocesano de Leiria, que proporcionou habitação e quartos para famílias da Ucrânia, ampliada por mais 16 camas.

Para além destes refugiados, o município de Leiria já tinha acolhido 18 refugiados no estádio municipal Dr. Magalhães Pessoa.

Aqui está um vídeo da chegada das pessoas a Leiria

https://fb.watch/bM5xDzClIS/

Na quinta-feira, outro ônibus com pessoas da Ucrânia é esperado. Estas pessoas também vão passar a noite na Gertrudenstift. A direcção da Associação de Geminação de Cidades está actualmente a preparar também esta acção de ajuda e continua a pedir doações.