Notícias

Os bombeiros podem agora extinguir os incêndios florestais e de campo ainda mais eficientemente.

Mcarro dos bombeiros do tanque ornes entregue aos bombeiros locais de Bernburg

Bernburg. Revestimento de protecção térmica, holofotes montados no telhado e mochilas especiais de combate a incêndios com tubos de aço para os bombeiros – graças ao apoio do Ministério do Interior e Desporto, o Salzlandkreis investiu ainda mais na moderna tecnologia de combate a incêndios.

No início desta semana, um novo carro de bombeiros especialmente concebido para incêndios florestais e de campo foi oficialmente colocado em serviço. O Chefe dos Bombeiros do Distrito Hans Ulrich Robitzsch entregou as chaves do veículo a Frank Jäntsch, chefe do Corpo de Bombeiros da cidade de Bernburg, em frente ao centro técnico dos bombeiros em Staßfurt. Lá, o carro dos bombeiros Magirus será colocado no depósito de bombeiros do Corpo de Bombeiros de Bernburg. Motivo: Os camaradas estão sempre prontos para a acção. Além disso, os bombeiros locais comprometeram-se a fornecer apoio nas chamadas operações supra-locais. Isto também inclui tarefas de controle de desastres. A localização central de Bernburg e o acesso às auto-estradas também desempenham um papel importante.

Os bombeiros locais também podem usar o veículo para o combate a incêndios locais. Os corpos de bombeiros são dirigidos pelas respectivas cidades e municípios. Contudo, o Salzlandkreis, com o serviço especializado responsável, assume tarefas supra-locais na área da protecção contra incêndios e controlo de catástrofes.

Os custos de aquisição ascendem a cerca de 304.800 euros. O estado da Saxónia-Anhalt cobre cerca de 88 por cento dos custos.

Os incêndios de vegetação continuam a aumentar devido à seca persistente. Para poder reagir melhor às condições alteradas, o Salzlandkreis, também graças ao apoio do governo estadual, conta desde meados do ano passado com dois recipientes móveis de água extintora com uma capacidade de 30.000 litros cada um. Estes estão estacionados em Schönebeck.

O Administrador do Distrito Markus Bauer diz que os bombeiros camaradas estão de serviço para os cidadãos em todas as horas do dia e da noite, na maioria das vezes para além dos seus empregos. “Temos de apoiar este trabalho voluntário o melhor que pudermos. Isto inclui tecnologia moderna para um combate eficiente ao fogo”. Segundo o chefe distrital de bombeiros Hans-Ulrich Robitzsch, o carro de bombeiros é um dos veículos mais modernos actualmente disponíveis devido ao seu equipamento e capacidade operacional, com uma capacidade de 6000 litros de água e 200 litros de espuma para combater os incêndios florestais. Entre outras coisas, os bombeiros podem extinguir incêndios enquanto o veículo está em movimento.