Notícias

a

Espero que te tenhas saído bem.

A pedido do Sr. Wellmann, envio-lhe este e-mail, com o conhecimento das outras pessoas já envolvidas no processo.

Em Leiria temos uma grande comunidade de imigrantes ucranianos e por esta razão também estamos a acolher um grande número de refugiados neste momento, que virão para ficar com a família ou amigos. A Câmara Municipal encarregou-se de assegurar algumas viagens, com um primeiro grupo a chegar hoje da Hungria. Instalámos um centro de acolhimento e alojamento temporário no estádio municipal.

Com este primeiro grupo pelo qual estamos assumindo a responsabilidade, ficou claro que tínhamos que fazer as pessoas descansarem no caminho para cá, já que elas estão extremamente cansadas e frágeis. Assim, com o recurso a redes estabelecidas e uma das nossas cidades geminadas em França, conseguimos dar-lhes uma noite de descanso em Itália e outra em França, antes de vir para Leiria.

Agora estamos enfrentando a mesma situação com o grupo vindo de Varsóvia, que inclui várias crianças, duas das quais com apenas 2 meses de idade. Então, mais uma vez, estou a pedir a ajuda de amigos. Muito directamente, a situação é:

Um autocarro sairá hoje de Leiria no final da tarde em direcção a Varsóvia, fazendo apenas uma paragem obrigatória no caminho. Eles esperam chegar lá durante as primeiras horas de sábado. No entanto, como há horários obrigatórios durante os quais os autocarros têm de parar, aí terão de aguentar durante 9 horas. Assim, na pior das hipóteses, espera-se que eles saiam por volta das 14h. Todos os esforços serão feitos para sair mais cedo, mas eu não posso me comprometer com isso, então o melhor seria já lhe dar essa informação;

O objetivo seria então fazer uma viagem direta para Rheine e ficar lá durante a noite de sábado a domingo, saindo de novo cedo no domingo de manhã, para ir parar na França (Bordeaux) em seguida;

Como já estou a perguntar, se pudesse haver alguma comida/bebida quente para lhes dar, seria perfeito;

O grupo é integrado por um total de 60 pessoas (considerando já 2 motoristas, 2 bombeiros / paramédicos, 1 intérprete);

No grupo há também um gato e um cão;

O cenário ideal seria que todo o grupo pudesse ficar junto em algum lugar como um pavilhão ou algo parecido. Dado o grande número de pessoas, no caso de as dividir em diferentes instalações, idealmente apenas em dois grupos, por favor;

Pelo que posso ver na lista de nomes, eu diria que todos os adultos são mulheres, e depois disso só menores. Mas vou fazer uma análise mais detalhada entretanto.

Lamento muito estar a dar-vos a todos em Rheine este trabalho adicional, mas em tempos difíceis, aqueles de que nos lembramos primeiro são os amigos em que sabemos que podemos confiar.

Muito obrigado antecipadamente por tudo o que você pode fazer.