Notícias

Procura-se alojamento para refugiados

Os proprietários podem também contactar a cidade de Rheine com ofertas.

Rheine. A cidade de Rheine está a preparar-se para os refugiados da Ucrânia. Neste momento, a habitação é necessária acima de tudo. A administração da cidade ainda não pode dizer quantas pessoas da Ucrânia são esperadas em Rheine. “Infelizmente, não sabemos quantos refugiados temos de esperar. Mas estamos preocupados em estar preparados quando os refugiados vêm até nós”, explica o prefeito Peter Lüttmann. Somente nos últimos dois dias, houve anúncios de que mais de 30 pessoas da área de crise serão inicialmente acolhidas por amigos e parentes em Rheine. É previsível a necessidade de mais espaço de habitação, para além das capacidades municipais.

“Os proprietários que estejam dispostos a providenciar espaço de vida para os refugiados da Ucrânia podem contactar a cidade de Rheine. Aqui, as ofertas correspondentes estão atualmente sendo coletadas e mediadas em caso de necessidade”, explica a administração municipal no apelo de hoje. Qualquer pessoa que deseje alugar alojamento a refugiados pode contactar a cidade de Rheine por e-mail. As ofertas de alojamento também podem ser registadas na linha directa 05971 939-990 (Seg-Thu 9am-4pm e Sexta-feira 9am-12pm).

Contudo, como o Administrador do Distrito de Steinfurt, Dr. Martin Sommer, bem como o Presidente do Distrito, Dr. Dorothee Feller, solicitam urgentemente, “que se abstenha de actividades de apoio e iniciativas de assistência próprias e em parte privadas que se relacionem com a recolha de refugiados e alojamento independente”. O compromisso privado dos muitos ajudantes é mais do que bem-vindo, mas não deve levar a que os ajudantes ou os refugiados se coloquem em perigo adicional. “Na actual situação de crise, é necessária uma abordagem coordenada, planificável e, sobretudo, concertada, que é controlada centralmente pelo governo do distrito de Münster”, continuou Sommer. “Por isso é ainda mais importante que as ofertas de ajuda também sejam coordenadas centralmente e agrupadas em Rheine, a fim de proporcionar o melhor cuidado possível para as pessoas que nos chegam da Ucrânia”, o vereador de Rheine, Raimund Gausmann, também enfatiza a necessidade de tal abordagem. As doações, em particular, são urgentemente necessárias neste momento para que as organizações de ajuda no terreno possam prestar assistência rápida. Foto: Tagesschau.de