Notícias

Unidade de Pessoal Ucrânia a ser estabelecida

Distrito de Steinfurt fornece informações sobre o conflito na Ucrânia

Distrito de Steinfurt. O distrito de Steinfurt está a tomar medidas para controlar e coordenar as ofertas de ajuda da população. Para este fim, o distrito criará uma “unidade de pessoal da Ucrânia” chefiada pelo chefe da protecção civil, Dr. Karlheinz Fuchs, para servir de ponto de contacto para os cidadãos. Os dados de contato serão publicados em breve no site do distrito(www.kreis-steinfurt.de/ukraine).

“Sei de crises passadas que há uma grande vontade de ajudar na nossa região”, diz o Administrador Distrital Dr. Martin Sommer. Para poder gerir possíveis ofertas de ajuda de forma orientada e orientada para as necessidades e, ao mesmo tempo, não perder de vista a protecção dos cidadãos, estes devem ser orientados pelos seguintes pontos

  1. É urgente abster-se de viagens próprias ou organizadas externamente à fronteira ucraniana com o objectivo de recolher os refugiados por conta própria e transportá-los para o distrito. Neste momento, os refugiados que chegam são recebidos e registados nas fronteiras nacionais, a fim de organizar mais alojamento – as organizações de ajuda prestam apoio. Do lado alemão, haverá controle e coordenação do governo central.
  2. As doações em espécie para os refugiados na região de guerra e crise não são actualmente necessárias, de acordo com o consenso de todos os actores relevantes. Os países de destino principal dos refugiados e os seus actores da sociedade civil estão, aparentemente, a providenciar o suficiente para as suas necessidades.
  3. Aqueles que desejam doar dinheiro devem fazê-lo através das conhecidas contas de doação das organizações de ajuda.

Actualmente, o distrito de Steinfurt espera apenas chegadas isoladas de pessoas ou pequenos grupos e famílias que vêm da Ucrânia para a Renânia do Norte-Vestefália devido a relações familiares e contactos privados. No entanto, dependendo da evolução futura, também é possível, no futuro, a alocação de refugiados pelo Estado. A União Europeia, o governo federal e o estado da Renânia do Norte-Vestefália activarão imediatamente os regulamentos necessários para permitir um procedimento ordeiro.

As medidas necessárias de alojamento, cuidados e apoio aos refugiados serão geridas centralmente a nível federal e estadual. No entanto, em vista de um possível agravamento da situação, o Administrador do Distrito Dr. Sommer apela directamente aos cidadãos: “Se tiver alojamento privado disponível para famílias refugiadas, por favor informe a sua respectiva cidade ou administração municipal como medida de precaução.

O Centro Municipal de Integração (KI) do distrito de Steinfurt prepara-se para apoiar a chegada dos refugiados de guerra – também com serviços de tradução(www.kreis-steinfurt.de/sprachmittlerpool).

As pessoas que já chegaram da Ucrânia como refugiados e que encontraram alojamento no distrito de Steinfurt são convidadas a contactar a unidade de pessoal ucraniano. Isto torna possível contactá-los e fornecer-lhes informações sobre todas as questões relevantes e ofertas de apoio. O Ministério Federal do Interior e dos Assuntos Internos fornece informações sobre as questões mais importantes relacionadas com o direito dos estrangeiros em:https://www.bmi.bund.de/SharedDocs/faqs/DE/themen/ministerium/ukraine-krieg/faq-ukraine-artikel.html.