Notícias

Rússia – um país cheio de contradições

Palestra de Reiner Schwalb na Society for Security Policy in the Dionysianum

Para a primeira palestra em 2022n, a Society for Security Policy, Secção Rheine, convida-o para uma palestra do Brigadeiro-General (ret.) Reiner Schwalb, adido militar em Moscovo há muitos anos, na terça-feira, 8 de Março de 2022, às 19 horas.

Em 1989, não só o Muro foi erguido em 1961 e a Cortina de Ferro que separava Berlim e toda a Alemanha caiu, como também se abriu uma janela de entendimento entre Oriente e Ocidente. Foi nesta janela que surgiu a unidade alemã, em 1990. A União Soviética dissolveu-se em vários Estados sucessores. O Pacto de Varsóvia implodiu. Alguns destes Estados são agora membros da OTAN e da UE ou estão a tentar aderir ao Ocidente.

Vladimir Putin chegou ao poder em 2000, após o caos parcial de uma Rússia quase democrática. A Federação Russa, como sucessora legal internacionalmente reconhecida da União Soviética, aderiu ao Conselho da Europa, procurou estreitar os laços com o Ocidente, mas ao mesmo tempo sentiu-se ameaçada por uma OTAN que estava a ganhar cada vez mais membros.

Os últimos dias mostraram que a Rússia está se distanciando cada vez mais do Ocidente, questionando valores acordados em comum e perseguindo uma política externa ofensiva-agressiva. A anexação da península da Crimeia em 2014 e os actuais desenvolvimentos na Ucrânia e nos seus arredores são exemplos dos novos antagonismos.

Quão agressiva é a Rússia, qual é a situação interna deste Estado e que significado tem isto para as relações germano-russas?

Que razões históricas, políticas, económicas e geoestratégicas determinam as considerações da Rússia?

Pode haver um retorno a uma parceria de confiança na relação entre a Alemanha e a União Européia com o nosso grande vizinho oriental?

Seremos poupados a uma nova “Guerra Fria”?

Reiner Schwalb abordará estas questões a 8 de Março, bem como o seu trabalho como adido de defesa em Moscovo.

Schwalb ingressou na Bundeswehr depois de terminar o ensino médio em 1973. Ele estudou engenharia civil e posteriormente ciência política em Washington D.C., EUA. O Brigadeiro-General (ret.) Schwalb serviu em numerosas missões de comando nas forças armadas, em missões de estado-maior na OTAN e em missões de estado-maior nacional, bem como no Ministério da Defesa alemão. Entre outros, teve missões no Ministério da Defesa britânico, na sede europeia dos EUA em Heidelberg e no Estado-Maior da OTAN em Norfolk, Virgínia, EUA.

De 2011 a 2018, ele serviu como Adido de Defesa na Embaixada da Alemanha em Moscou, o que lhe deu uma profunda compreensão da alma russa, da diversidade deste império gigantesco, mas também das relações russo-alemãs.

Mesmo depois de mais de 45 anos de serviço activo, Reiner Schwalb continua empenhado em melhorar as relações germano-russas em grupos de peritos e em actividades da sociedade civil.

Este evento de palestras no Ginásio Dionysianum está sendo realizado sob condições 3G. Os participantes devem ter seu cartão de vacinação ou prova de recuperação à mão no controle de acesso.

Data: Terça-feira, 08 de Março de 2022, 19:00 hrs.

Gymnasium Dionysianum, Anton Führer-Strasse 2,

48431 Rheine