Notícias

# Memória roubada

BERNBURG. O Memorial às Vítimas da Eutanásia Nazi mostra a exposição #Stolen Memory em cooperação com o Arquivo Arolsen de 26 de Fevereiro. Esta exposição do Arquivo Arolsen centra-se na forma como as pessoas lidavam com os seus “objectos”, os objectos pessoais que eram obrigadas a entregar quando estavam presas num campo de concentração.

A busca pelos antigos proprietários ou seus familiares é o foco da exposição ao ar livre. Além disso, retratos em vídeo sobre histórias de vida e mementos podem ser acessados através do aplicativo #StolenMemory. Além disso, os Arquivos Arolsen oferecem uma variedade de material informativo via www.stolenmemory.org – desde histórias na web até vídeos animados sobre biografias individuais.

A exposição está aberta diariamente das 10h às 17h até 16 de Março na Steinbrücke em Karlsplatz.

O Arquivo Arolsen é um centro internacional sobre a perseguição nazista com o arquivo mais completo do mundo sobre as vítimas e sobreviventes do nacional-socialismo. A colecção com referências a cerca de 17,5 milhões de pessoas faz parte do Património Documental Mundial da UNESCO. Ela contém documentos sobre os vários grupos de vítimas do regime nazista e é uma importante fonte de conhecimento para a sociedade de hoje. www.arolsen-archives.org

Referência fotográfica: Foto: arolsen-archives