Notícias

Mais bem informado com friendsineurope.com

Cidades gémeas: o trabalho em rede digital abre muitas novas oportunidades

RHEINE. A cidade de Rheine está a desbravar novos caminhos em rede digital com as suas cidades gémeas Bernburg, Borne, Leiria e Trakai. No website www.friendsineurope.com, as pessoas nas cinco cidades têm a oportunidade de saber mais umas sobre as outras. Os serviços de tradução ajudam a garantir que a língua não tem de ser um obstáculo. O Presidente da Câmara Peter Lüttmann e os Presidentes da Câmara das cidades gémeas abriram o website ao público em geral numa videoconferência na quarta-feira, 26 de Janeiro – e brindaram ao sucesso deste ambicioso projecto com uma taça de champanhe de longe.

Friendsineurope.com é praticamente o resultado das restrições que se verificaram durante dois anos devido à pandemia de Corona. Como quase todas as reuniões tiveram de ser canceladas, a direcção da Associação Rhein Town Twinning surgiu com a ideia de publicar informações sobre desenvolvimentos importantes nas cidades gémeas numa plataforma digital, tornando assim não só a informação sobre o que está a acontecer facilmente acessível a todos, mas também perpetuando o interesse mútuo. “Mesmo que não nos fosse permitido vermo-nos e tivéssemos de parar completamente o intercâmbio de jovens, por exemplo, queríamos pelo menos ter a certeza de que todos os cidadãos pudessem descobrir coisas importantes nas cidades geminadas”, explicou Reiner Wellmann, presidente da Associação de Geminação da Cidade de Rhein. Após a apresentação, o projecto também obteve uma aprovação entusiasta nas cidades gémeas devido às muitas novas possibilidades. E assim no futuro o site será constantemente actualizado com informações directamente das cinco cidades gémeas.

Os presidentes das câmaras das cidades participantes expressaram o seu entusiasmo sobre a nova plataforma de comunicação na quarta-feira. “O projecto é de grande importância para nos conhecermos melhor entre Bernburg, Borne, Trakai, Leiria e Rheine. Servirá para que os nossos cidadãos se conheçam melhor uns aos outros, criando novas oportunidades para projectos futuros”, disse o Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Goncalo Lopes. O presidente da câmara de Trakai, Andrius Satevicius, também ficou entusiasmado: “Espero que este projecto melhore ainda mais a comunicação entre todos nós e ajude a difundir informação. Já sabe que a Trakai está a celebrar este ano o seu 700º aniversário. Penso que este website e este projecto é um grande presente de aniversário para nós”! A futura presidente da Câmara de Bernburg, Dra. Silvia Ristow, falou de uma “nova qualidade de trabalho de geminação de cidades”. Desejou grande sucesso ao projecto. Ela disse que a cidade de Bernburg iria divulgar o novo website na cidade nos próximos dias e semanas. “Felicito-nos a todos”, disse o Presidente da Câmara de Borne Jan Pierik. Agradeceu à Associação de Geminação da Cidade de Rheine pelo trabalho intensivo no website. Em Borne, estão agora ansiosos por olhar para o local todos os dias.
A implementação técnica foi possível graças ao generoso apoio da Stadtwerke für Rheine, do Stadtsparkasse Rheine e do Ministério Europeu da Renânia do Norte-Vestefália. “Estamos muito gratos à nossa associação de geminação de cidades por esta iniciativa e pelo trabalho intensivo na sua implementação” disse o Presidente da Câmara Peter Lüttmann. Se bem sucedido, “friendsineurope.com” poderia também evoluir para um projecto modelo para muitos outros municípios e distritos. O Dr. Stephan Holthoff-Pförtner, Ministro para a Europa da Renânia do Norte-Vestefália, está também a seguir com grande interesse o projecto do modelo Rhein e desejou-lhe o maior sucesso.

As notícias locais são o núcleo de friendsineurope.com. Além disso, há muita informação geral sobre as cidades gémeas, mas também avisos de datas actuais, bem como uma documentação dos projectos de intercâmbio escolar ao longo dos anos. “E quando os embaixadores da juventude visitarem as cidades gémeas no futuro, provavelmente relatarão as suas experiências num diário em vídeo sobre friendsineurope.com”, Lüttmann e Wellmann explicaram as novas e contemporâneas possibilidades.

Numa fase posterior de desenvolvimento, está previsto que os jovens das escolas possam utilizar o novo sítio web para fazer trabalhos comparativos sobre temas históricos, económicos ou sociais. E assim, o projecto modelo Rhein www.friendsineurope.com permitirá também no futuro aos jovens de duas ou três cidades gémeas, por exemplo, trabalhar em temas transfronteiriços, documentos especializados ou projectos. A associação de geminação de cidades vê aqui um potencial considerável. Acompanhará este processo de forma construtiva e com sugestões.

A associação de geminação de cidades orgulha-se do logótipo do novo website, que foi desenvolvido pela agência de comunicação espera mais, que também apoiou a associação na continuação da implementação. “Este maravilhoso logótipo descreve de uma forma muito agradável o que fazemos, aquilo para que trabalhamos – e o que estamos convencidos é a nossa oportunidade na complexa ordem mundial: cooperação numa Europa unida”, sublinha Wellmann em conclusão.