Notícias

Gripe aviária detectada em explorações avícolas

Em Bentelo (município de Hof van Twente), a gripe aviária foi diagnosticada numa exploração avícola. Para evitar a propagação do vírus, as galinhas foram abatidas. A exploração avícola ao lado da exploração infectada foi abatida preventivamente. As explorações avícolas num raio de três quilómetros estão a ser testadas para a gripe aviária. Está imediatamente em vigor uma proibição de transporte numa área de dez quilómetros em redor da exploração avícola afectada. Esta proibição de transporte também se aplica ao município de Borne. Além disso, estão em vigor medidas para impedir a propagação do vírus. Estas medidas também se aplicam aos criadores de passatempos!

A gripe aviária é uma doença animal que é altamente contagiosa e perigosa para galinhas, perus e patos. Para evitar a sua propagação, o governo está a tomar medidas rigorosas, tais como uma proibição de transporte e amostragem de explorações avícolas na região. A proibição de transporte aplica-se às aves de capoeira, ovos, estrume e camas velhas, mas também a outros animais e produtos de origem animal provenientes de explorações com aves de capoeira criadas comercialmente.

A obrigação nacional de armazenamento e blindagem ainda está em vigor. Isto aplica-se às aves criadas comercialmente. Para as aves não comercialmente mantidas em perigo (os criadores de aves de capoeira de lazer, tais como os zoológicos de estimação e os proprietários de aves de lazer (tais como pombos e periquitos) e galinhas) aplica-se uma obrigação de protecção. Isto deve ser feito o mais possível para evitar que as aves entrem em contacto com aves selvagens doentes ou com os seus excrementos. Como precaução e por causa da situação em Bentelo, é aconselhável que os agricultores por hobby alojem agora as aves. Ver o sítio web da NVWA para mais informações sobre a melhor forma de o fazer. Há também uma proibição da exposição de aves de capoeira, aves aquáticas e ratites.

Obrigação de registo
Os criadores de galinhas poedeiras, reprodutores, frangos de carne e patos estão sujeitos a uma obrigação mais rigorosa de notificação. Os avicultores devem comunicar à NVWA a sua avicultura, o que significa que as infecções com a gripe aviária podem vir à luz mais cedo e a probabilidade de propagação é reduzida.

Traduzido com a versão gratuita do tradutor – www.DeepL.com/Translator

Origem:
http://www.borne.nl/vogelgriepbentelo