Notícias

Programa “Alimentação Saudável” bem sucedido

O Programa Alimentação Saudável do Município de Leiria inclui várias acções com um objectivo comum: promover hábitos alimentares saudáveis!

Durante o primeiro período escolar, o Programa de Generalização da Merenda Escolar promoveu o fornecimento de 344.052 refeições escolares a alunos do ensino pré-primário e do 1º ciclo do ensino primário, das quais 122.732 eram do pré-primário e 221.320 do 1º ciclo. No esquema de distribuição de fruta nas escolas, a distribuição de fruta foi assegurada nas 125 escolas públicas, nomeadamente jardins de infância e escolas primárias do 1º ciclo.

A campanha “A Nutricionista vai à Escola” teve várias actividades para promover uma alimentação saudável. No Dia Mundial da Alimentação, foi apresentado o vídeo “Eu como lanches saudáveis”, seguido do jogo “Trivial of Food”.

Através da actividade “PAM PARA MIM”, foram realizadas actividades de classificação do estado nutricional e sessões práticas de educação alimentar para o Padrão Dietético Mediterrânico (MAP) e com a actividade “Let’s Investigate?”, as crianças foram ensinadas a interpretar os rótulos dos alimentos e a classificar os alimentos que trazem nas suas lancheiras.
Com o projecto “Veggies4myHeart” (CiTechCare – Instituto Politécnico de Leiria), foram discutidos vegetais tais como cenouras, pepinos e couve vermelha e jogou-se o jogo “Veggies4myHeart”, com o objectivo de desenvolver uma atitude positiva em relação à alimentação saudável das crianças. Finalmente, a actividade “Envio lanches saudáveis” entregou um folheto informativo digital aos pais, com informações sobre a composição de um lanche escolar saudável.

Um total de 689 crianças beneficiaram destas actividades num total de 157 sessões.

O pessoal também realizou 35 consultas individuais de nutrição clínica com crianças/estudantes e tutores e monitorizou 12 refeitórios nos jardins de infância do concelho de Leiria, avaliando a qualidade dos alimentos fornecidos às crianças.

Segundo a vereadora para a Educação e Cultura, Anabela Graça, estes números reflectem o compromisso da cidade em promover hábitos e práticas alimentares saudáveis, que ela acredita ser uma prioridade educativa e social que todos devemos abraçar, seja na escola, em casa ou na comunidade.