Notícias

O Presidente da Câmara Goncalo Lopes confirmou impressionantemente no seu cargo

Incumbentemente confirmado de forma impressionante: Os eleitores na cidade gémea portuguesa de Rheine, Leiria, confirmaram o Presidente da Câmara Municipal (Presidente) Gonçalo Lopes em funções nas eleições locais de 26 de Setembro. O Partido Socialista de Lopes (PS) alcançou uma vitória eleitoral clara com 52,47% de todos os votos expressos. O PSD social-conservador veio em segundo lugar com 22,38 por cento dos votos.

Para classificação: No Parlamento Europeu, o PS português e os sociais-democratas alemães trabalham em conjunto no Grupo da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas (S&D); o PSD forma um grupo no Parlamento Europeu com a CDU e a CSU no Grupo do Partido Popular Europeu (EPP). Tal como antes das eleições, o PS de Lopes tem oito deputados políticos na Câmara Municipal de Leiria, os três do PSD.

O antigo deputado da educação e cultura Lopes assumira, há dois anos, o cargo de presidente da Câmara Municipal de Raul Miguel de Castro, que tinha entrado no Parlamento Nacional (Assembleia da República) em Lisboa como deputado independente.

Na campanha eleitoral, o jovem de 45 anos Lopes concentrou-se nos temas que já tinha praticado como titular: transparência e participação dos cidadãos (“Os cidadãos desenham a sua própria cidade”). Além disso, Lopes concentrou-se nas questões climáticas e de sustentabilidade, a par dos temas de trabalho, turismo e habitação. Leiria deveria ser mais desenvolvida para se tornar um “espaço recreativo” para o povo, especialmente após a experiência da Corona.

“Nos próximos quatro anos vamos trabalhar arduamente para mostrar que merecemos a sua confiança”, escreveu Lopes nas redes sociais após a sua vitória eleitoral, assegurando que queria ser “presidente de todo o povo de Leiria”. Voltando ao PSD da oposição, Lopes disse: “Respeitaremos as suas posições e trabalharemos como uma equipa sempre que possível”.