A 17 de Outubro, o povo de Bernburg terá de decidir, numa segunda volta eleitoral, quem sucederá ao presidente da câmara Henry Schütze, que se reformará por razões de idade. Os dois candidatos Silvia Ristow (Die Linke) e Thomas Gruschka (CDU), que foram considerados favoritos no período que antecedeu as eleições, receberam o maior número de votos e irão lutar pelo lugar principal na Câmara Municipal de Bernburg dentro de três semanas.
Nas eleições autárquicas de domingo, o presidente da câmara de 58 anos de idade ganhou 39,2% dos votos, à frente do director executivo de 50 anos da Bernburger Freizeit GmbH (31,9%). A liderança de Ristow foi de 1,208.
A 17 de Outubro, o povo de Bernburg deve finalmente decidir quem sairá vitorioso deste duelo. Após a contagem dos votos nas 23 mesas de voto em Bernburg e nos seus distritos, bem como do voto por correspondência, que foi utilizado por quase um quinto dos eleitores, o candidato da AfD Henriette Hellfritsch-Hüttl (43) com 14,3% e o candidato individual Kai Mehliß (51) com 14,7% falharam o segundo turno de forma bastante clara.
A afluência às urnas foi de 61,8%. Isto está claramente acima do nível das eleições para presidente da câmara de 2015, quando apenas 27,2% votaram e o titular Henry Schütze (sem filiação partidária) conseguiu avançar com 73,9% na primeira volta da votação.